quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Sangramento na gengiva de cães e gatos

Retenção do dente de leite
Sangramento nas gengivas podem resultar de algo simples como um ferimento na boca na disputa de um brinquedo ou de um fator bastante comum que são as Periodontites ou bem mais complexas como infecções e tumores:

Ferimento: um arranhão, um osso ou algum outro objeto preso entre os dentes podem causar uma pequena hemorragia que com uma leve pressão no local e aplicação de gelo ela cessa. No caso de um  sangramento abundante que você não consegue controlar, procure um veterinário de imediato. Se perceber uma fratura no dente, o animal deve se encaminhado para um veterinário especialista.
Dente fraturado
Dente fraturado (img:pettoothvet.com)

Doença Periodontal : No caso de sangramentos, a doença periodontal é a doença mais comumente diagnosticado em cães e gatos. De acordo com o Dr. Brook Niemiec " Com a idade de apenas dois anos, 80% dos cães e 70% dos gatos têm alguma forma de doença periodontal.  Com dentes soltos ou abscesso, um dente quebrado ou faltando, um corte profundo na gengiva ou céu da boca, um pólipo ou tumor na boca, uma doença inflamatória ou infecciosa ou retenção do dente de leite. Recomenda-se um exame anual (ou duas vezes) dos dentes do seu pet por um veterinário e a higiene com escovação diária em casa como prevenção.

catteeth
Gato  (img:http://pawcurious.com)
Doenças e infecções: Estomatite (sapinho), Erlichia, Leptospirose. Um fígado doente, por exemplo, deixa de produzir certos fatores de coagulação do sangue importantes. Toxinas liberadas a partir de problemas renais podem causar distúrbios hemorrágicos também, insuficiência renal ou hepática e câncer.
Estomatite em cão img:http://vetbook.org
Envenenamento: ingestão de produto tóxicos, como plantas, produtos químicos...

Se você perceber sangue nas gengivas do seu animal, examine cuidadosamente o interior de sua boca para encontrar a fonte do sangramento, observe, ferimentos, perfurações, dentes quebrados, alterações na gengiva como ulcerações,lesões escuras ou claras, abcesso, tumores. 
É bom lembrar que deficiência de alguns nutrientes no organismo também podem levar a hemorragia na gengiva.
Se a hemorragia não for contida no primeiro momento e você observou alguma anomalia na boca do seu bichinho, leve-o para uma avaliação de um Medico Veterinário!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...