quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Receita de leite artificial para gatos


Gatos abandonados recém-nascidos têm muitas chances de sobreviver se forem tratados corretamente. Aqui em casa eu e a minha irmã estamos cuidando de quatro gatinhos que foram abandonados logo que nasceram, que hoje estão com um mês de vida. 

Receita que foi dada aos gatinhos recém nascidos que achei na rua
É uma receita mais antiga, mas é mais simples.
1/2 litro de leite
1 gema de ovo crua
1 colher (sopa) de creme de leite
1 colher de mel. 
Misture tudo e aqueça em banho-maria. Coloque numa mamadeirinha para filhotinhos ou mesmo numa seringa (sem a agulha).
Essa receita comprovadamente salvou a vida de alguns gatinhos aqui de casa. Mesmo aqueles que a mãe não queria mais amamentar esse leite suplementava até que eles tivessem idade de comer. Eu recomendo também pela facilidade de achar os ingredientes.

Outras receitas

Receita 1
800ml de leite integral
200ml de creme de leite
4 colheres de sopa de Calcigenol
1 colher de sopa de Vitaminer líquido
Até os 15 dias de idade, adicionar também uma colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau; suspendendo-o após este período.
Da terceira até a quarta semanas de vida, engrossar o leite, utilizando três colheres de sopa de leite em pó para um copo de leite de vaca.O leite da gata é mais “forte” que o leite de vaca, pois os gatos mamam por um período máximo de um mês e precisam ganhar peso e condições para manutenção sem cuidados maternos.
O leite artificial pode ser armazenado em geladeira (não em congelador) durante uma semana, devendo ser retiradas pequenas quantidades que devem ser aquecidas a 40°C antes de utilizadas.
Estimuladas as funções vitais do filhote (temperatura e alimentação), a tratador deve também estimular os reflexos de urina e de defecação. Para tanto, utiliza-se algodão embebido em água morna ou óleo de bebê para massagear delicadamente o ânus e genitais dos filhotes várias vezes ao dia, após a alimentação, como a mãe faz.


Receita 2
. 1 copo de leite integral de caixinha
. 1 copo de água fervida, filtrada ou mineral
. 2 colheres de sopa de farinha láctea
. 1 gema de ovo cozida e amassada com o garfo, sem a clara pq clara faz mal para o bebê gatinho.
. 1 colher de chá de mel
Misture tudo, bata no liquidificador e coloque numa vasilha de vidro lacrada. Guarde na geladeira e na hora de alimentar o bebê gatinho retire só a quantidade necessária. Esta receita serve para até 3 dias. Depois disso precisa fazer uma nova. É prático, saudável e barato. O leitinho caseiro pode ser administrado por meio de conta-gotas ou mesmo seringas de 3 ml sem a agulha. Pode dar para o nenê gatinho muitas vezes ao dia, porque nas mamães eles mamam a toda hora.

Para quem não quiser preparar o leite li na internet que bebês foram salvos com Mucilon de arroz  e foram salvos.

Fonte: PetRede
Imagem: Como fazer



6 comentários:

^.^ Ana Clara ^.^ disse...

Ô querida, muito sucesso nos cuidados a esses bebezinhos. Tomara que sejam adotados por pessoas amorosas e acima de tudo, responsáveis!
Carinhos, Toca dos Gatos.

Regina Bolico disse...

Oi Ana Clara
Obrigada pelo teu comentário. A tua presença no blog só vem iluminá-lo. Os bebês estão ótimos, estamos tomando muito cuidado com as pessoas para quem vamos doar os gatinhos.
Um abração!

Anônimo disse...

de quanto em quanto tempo devo dar o leite??

Vania disse...

ola! essa sua primeira receita, a q vc usou antes, é so misturar tds os ingredientes? devo levar ao fogo e mornar antes d alimentar o gatinho? estou cuidando d 2 filhotinhos q foram jogados fora na minha rua e sem condições d levar ao vet, estou fzndo o melhor q eu posso u.u eles parecem ter cerca d 1 mes

Catilla disse...

Pode fazer sem a farinha lactea

Evelyn Fontes disse...

O que eu posso usar p substituir o mel? (Segunda receita)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...