quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Receitas caseiras para tratar seu cachorro

Ajude o seu bichinho com receitas naturais

1 – Pulgas: chá de arruda
Para repelir pulgas do seu cachorro, pingar uma gota de chá de arruda na pele do mesmo. Sarna : melão amargo (ou melão-de-são-caetano) É necessário fazer o tratamento por três semanas. Dê um banho normal no cachorro semanalmente, secando com toalha e secador. Posteriormente, aplique o suco puro do melão. Deixe agir por 10 minutos (atenção!: o cachorro não pode lamber, é tóxico!), enxágue bem e seque.

2. Aumente a imunidade do seu cachorro: aveia
Se ele estiver adoentado, misture na ração entre 1 e 2 col. (café, chá, sobremesa ou sopa, conforme o tamanho do cachorro). Mas atenção, a aveia poderá ocasionar diarréia no cão! Nesse caso, use o chá das folhas.

3. Acabe com cólicas e desintoxique seu cachorro: água de arroz e chá de erva-doce
A água de arroz ajuda a desintoxicar e o chá alivia cólicas. Lave arroz cru (use de cada vez um copo de água para cada ½ xícara de arroz comum) e separe a terceira passagem da água. Coloque numa seringa sem agulha e dê um pouquinho do líquido várias vezes ao dia. Intercale o remedinho com chá de erva-doce, que alivia as cólicas.

4. Para acalmar cachorros que ficam sozinhos: folhas de maracujá (passiflora)
Numa panela sem tampa, ferva por 10 minutos de 3 a 5 g de folhas de maracujá em 250 ml de água. Quando esfriar, misture esse chá na água que o animal bebe.

5. Espantar parasitas, como pulgas e carrapatos: arruda
Prepare uma infusão com 20g de folhas de arruda em 1 litro de água quente (sem ferver) e use como a última água de enxágue. Deixe secar naturalmente. Galhos da erva-de-santa-maria sob a cama deles agem como repelente.

6. Cicatrização mais rápida para pequenos machucados: couve
Coloque uma folha de couve macerada sobre o ferimento. Mas, se ele insistir em comer o curativo, use o plano B: deixe a couve pra lá e misture 1 parte de tintura de calêndula em 2 partes de água fervida e filtrada e passe no machucado de três a quatro vezes ao dia.

7. Aliviar sintomas de gripes, resfriados e tosses: guaco
O veterinário já deu o diagnóstico? Então prepare o xarope: ferva 6 folhas picadas de guaco em ½ litro de água, coe, misture o suco de 1 limão e adoce com 3 col. (sopa) de mel puro. Dê 1 col. (de chá, sobremesa ou sopa, conforme o tamanho do bicho), de três a quatro vezes ao dia.

8. Leite caseiro para filhotes
*200 ml de leite integral
*1 gema de ovo
*1 col. de chá de óleo vegetal (soja, milho, canola ou girassol)
*1 pitada de sal
*1 col. de chá de mel
*10 gotas de vitamina B12 (encontrada em farmácias)
*1 col. de sopa de água filtrada

Misture os ingredientes, aqueça na temperatura de 37ºC, ofereça aos bebês na mamadeira e guarde o restante na geladeira.

9. Frontline caseiro
Ingredientes:

* 1 litro de álcool – compre álcool de cereais – é melhor do que o de supermercado
* 30 pedras de cânfora ou 60g.
* 1 pacotinho de cravo da índia
* 1 copo de vinagre branco.


Modo de fazer:
Misture tudo e deixe em infusão até dissolver a cânfora.
Misture todos os ingredientes, coloque num borrifador de plantinhas.
Use bastante nos pêlos dos peludos (cães e gatos), na casa depois de varrer, nas casinhas deles… até em você pois o efeito repelente serve contra mosquitos em humanos também.
Depois é só dar o banho, secar e colocar mais a solução pra garantir.

Observação:
1º) Eu fiz o frontline caseiro para os meus animais (gatos e cachorros) e é excelente. Dá prá passar nos filhotinhos sem intoxicá-los.
2°) Para afastar as pulgas é ótimo plantar a erva de santa maria, que aqui no Rio Grande do Sul é conhecida como menstruz, mastruz ou matruz.

Fonte: Portal da Cinofilia, Portal Amais
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...