sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sou vegetariana

São tantos os dilemas éticos pelos quais passamos durante a nossa vida..O meu mais doloroso dilema foi amar e respeitar os animais como seres capazes de sentir dor, sofrer...e me alimentar deles. Foi muito complicado. 


Muitas vezes questionei a justiça divina por permitir tamanhas atrocidades. Muitas vezes odiei quando diziam que "os animais nasciam para servir ao homem". Nem vou dizer o resto das barbaridades que ainda ouço em nome de uma refeição que cheira a sangue e sofrimento.


Sou a única vegetariana aqui em casa, mas meus filhos diminuíram muito o consumo de carne. Até porque se eles quiserem carne terão que prepará-la.O interessante é que eles acabaram adotando muitas das minhas receitas, como a maionese vegetal, e gostando mais do que a maionese convencional.


Quem não é vegetariano pensa que se deixamos de comer carne nos alimentaremos apenas de alface. Puro engano, a minha alimentação ficou mais rica, inclusive porque comecei a consumir os alimentos integrais.


Dia desses surgiu esse tema na minha escola, como eu me alimentava. No outro dia levei um livro para a minha colega com várias receitas que não incluíam produto de origem animal. Ela está com o livro testando várias receitas.


Eu não peço que você se torne vegetariano, o que eu peço é que saiba que muitas vidas são poupadas e muito sofrimento evitado se você deixar de comer carne pelo menos uma vez por semana. Não somente a carne mas todo produto de origem animal que para ser produzido gere sofrimento, e nisso se inclui os ovos e o leite.


Aqui no blog tem vários sites sobre vegetarianismo onde você poderá saber mais sobre o assunto, inclusive com muitas receitas para você experimentar.


Imagem: Ilker

10 comentários:

Silvana Marmo disse...

Olá Regina,
Sou bióloga e acredito que todo ser vivo precisa se alimentar, fazemos parte de uma cadeia alimentar, o triste é a matança por esporte.
Gostei muito de sua noticia e indiquei-a.
Meu carinho

Rodrigo Rocha disse...

Regina amei sua matéria e sou fã de carne de soja, frutas e legumes amo cozinhar e apoio totalmente o que você disse
Um grande abraço e tudo de bom

brazblog disse...

É amiga..., realmente é complicado sermos animais racionais, é muito complicado nos alimentarmos dos irracionais, mas por outro lado me pergunto: será que a cadeia alimentar já não é para nosso próprio sustento? Já que ela vem dos idos tempos da formação da humanidade? Mas que é difícil saber que nos alimentamos às custas do sacrifício da vida de outro ser, isso é, sem dúvida.

Silvana Marmo disse...

Cara Regina,
Sei muito mais do que voce imagina das atrocidades que acontecem nos matadouros e também nos laboratórios de cosméticos, mas o Brasil é representado por uma maioria que pouco sabe sobre muita coisa, são analfabetos funcionais e trocam seus votos por camisetas, e um assunto como este é bem difícil de ser tratado, morei 12 anos em Ubatuba, litoral norte de São Paulo e era muito comum, mas muito comum, meus alunos comerem caça (gambá, cotia, paca) e também, por exemplo, a Tartaruga Marinha (vi certa vez pescada para comer com 1metro de diâmetro de casco), pode acreditar assusta, causa ojeriza, mas eles precisam se alimentar... E era nesta hora que meus dois neurônios o Tico e Teco se enrolavam. Sei que é triste, a matança nos matadouros a caça predatória assim como o desmatamento, mas somos um país de 3º mundo.
Foi um prazer indicar sua matéria, seu blog é maravilhoso e eu também trabalho com educação, dá uma olhada no meu blog.
Meu carinho

Jucifer disse...

bah guria ta ai
algo q ainda tenho q evoluir
e muito
acho q um dia eu chego lá
bjim

Regina Bolico disse...

Olá Silvana!
A colega que emprestei um livro para testar receitas vegetarianas é justamente uma bióloga.
A crueldade nos matadouros é inimaginável. Tem um documentário chamado A carne é fraca que mostra os horrores cometidos matadouros. Eu sempre penso que o dia em que eu morrer, prefiro que seja de um ataque cardíaco fulminante do que ser sob tortura. É principalmente isso que é inadimissível nas relações dos humanos com os animais, o sofrimento causado a esses seres tão indefesos diante da "superioridade" da raça humana.
Muito obrigada pela tua valiosa opinião e por indicar a minha notícia.
UIm abraço!

Regina Bolico disse...

Olá Rodrigo!
Muito obrigada pelo apoio e pelas palavras gentis. Se você quiser trocar umas receitas vegetarianas eu tenho um monte delas, inclusive feitas com soja. Aliás, a maionese feita com leite de soja é muito boa.
Um abraço!

Regina Bolico disse...

Olá Brazblog!
Eu acho que esse é o grande dilema ético, se voltarmos ao passado os seres humanos sempre se alimentaram de animais e vegetais, são onívoros. Sempre vimos com muita naturalidade comer animais. O nosso drama interior começa quando percebemos que para nos alimentarmos ele sofre muito. E ninguém merece sofrer. Então, se amamos animais, ou ignoramos o assunto procurando não pensar nisso ou nos tornamos vegetarianos. Eu quis a segunda opção.
Muito obrigada pela tua opinião.
Um abraço!

Regina Bolico disse...

Olá Jucídias
Se você deixar de comer carne um dia por semana você já estará colaborando para poupar muitos animais da morte. Isso sem falar da questão ambiental, da indústria da carne e tantos outros aspectos envolviedos no consumo de carne. Se quiser tenho um monte de receitas para você tentar um dia sem carne.
Um abraço!

Regina Bolico disse...

Simone!
Realmente esse é um assunto bem difícil de ser tratado, mas não é uma luta apenas em termos de Brasil, mas uma luta mundial. Quanto mais subdesenvolvido um país, mais sofrem os animais. Concordo com você, num país onde se troca voto por camisetas, cestas básicas e promessas um assunto como esse não tem valor nenhum. Basta ver que tem um político que quer tirar do artigo 32 da lei ambiental a proteção para animais domésticos e domesticados. Eu tenho certeza que jamais votaria num cafajeste assim.
Muito obrigada por teus esclarecimentos!
Um abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...