sábado, 12 de junho de 2010

Bola de pelos


      Como fazem uma meticulosa higiene diária, os gatos desenvolvem uma bola de pelos no estômago. Isso acontece porque a língua de um gato parece uma lixa ao toque, porque possui muitos pequenos filamentos. Esses filamentos prendem o pelo lambido, que depois é engolido pelo gato. Se o pelo do gato se acumular no estômago sem passar para o trato intestinal, o gato irá vomitar, o que é um recurso natural para se livrar dos pelos.
      A perda excessiva de pelos também predispõe o gato à bola de pelos. Gatos que vivem dentro de casa, mais expostos à luz artificial, perdem mais pelos dos que vivem fora e dentro de casa. A muda de pelos também pode se intensificar por deficiência nutricional, anormalidade hormonal ou doença crônica. Gatos nervosos ou submetidos a estresse intenso se lambem demais aumentando a ingestão de pelos.
      A maioria dos gatos elimina as bolas de pelos naturalmente. Vômitos esporádicos são o sinal mais comum de presença de bolas maiores no estômago do gato.
      Para minimizar as bolas de pelos, a escovação diária no gato ajuda bastante. Também pode-se administrar semanalmente um produto laxativo de bola de pelos que ajuda a passagem dos pelos lambidos e a aglomerados através do sistema digestivo do gato.
      Se o material vomitado contém sangue e cheiro ruim, entre em contato imediatamente com o veterinário.

Fonte: Por Sheldon Rubin - traduzido por HowStuffWorks Brasil,  Resumão - Como cuidar bem do seu gato

2 comentários:

Cristal disse...

ESTOU APAIXONADA POR ESSE SEU BLOG ! AMO OS ANIMAIS TODOS . AQUI EM CASA TEM 4 GATINHOS E 1 CACHORRO MAIS ACHO QUE TEM GENTE NOVA CHEGANDO .... UM GATINHO FOFO QUE EU VOU ADOTAR LOGO APÓS O DESMAME . UM BEIJO NO CORAÇÃO , CLAUDINHA CRISTAL

Regina Bolico disse...

Oi Claudinha!
Muito obrigada pelo teu comentário. Também adoro animais e eles são a alegria da casa.
Um abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...