terça-feira, 19 de maio de 2009

E as plantas?

      Transcrevo aqui um texto que li e achei incrível pela lucidez e clareza com que o autor, Bruno Muller,nos mostra o quanto é incoerente e até maliciosa a comparação que as pessoas fazem entre os animais e as plantas na alimentação.
      E as plantas?
      Começando a tratar, portanto, das questões mais recorrentes que vegetarianos e veganos enfrentam, quero tratar de uma das mais populares entre os onívoros. Uma pergunta que sempre aparece, com variações: “mas e as plantas? Elas também não sentem? Por que devemos ter compaixão pelos animais e não por elas?”
      Ler texto na íntegra no site ANDA

domingo, 17 de maio de 2009

Ser vegetariano ajuda a construir um mundo mais justo


      O que vou escrever não é novidade, já foi dito, mas gostei e repito: eu não acredito em religiões que digam que os animais foram feitos para servir ao homem, isso é uma mentira, os animais tem os mesmos direitos de viver sem dor e sem sofrimento que nós humanos temos.
      Nem todos têm a capacidade de se colocar no lugar do outro. Se tivessem, veriam que impregnado naquele pedaço de carne que comem existe muito sofrimento causado não somente na hora do abate, mas durante todo o confinamento de uma vida sem liberdade.
      Veja o exemplo das galinhas poedeiras nas granjas, fechadas numa minúscula gaiola, com a luz constantemente acesa, sem o direito de dormir, elas são obrigadas a botar ovos dia e noite até morrerem.     Os ovos também são produtos da dor. Outro caso triste é dos bezerrinhos que são retirados da mãe recém nascidos para que eles não tomem o leite ao qual tem todo o direito, porque humanos deverão mamar até a idade adulta. Medicamentos dados para a vaca, mais aquelas máquinas terríveis de tirar o leite causam mastite, com muito pus,que vai junto com o leite que o ser humano vai mamar, mesmo quando há outros substitutos para o leite. Então, o leite também é produto da dor.
      Ser vegetarianos nos possibilita poupar alguns animais e também nos devolve saúde. Tenho fôlego de um gato e nem um simples resfriado sou capaz de ter.
      Pense na possibilidade de ajudar a ter um mundo melhor e mais justo deixando de comer carne e todos os produtos resultantes do sofrimento animal.
      Afinal, se você ama uns (cachorros, gatos, passarinhos...), por que comer outros (vaca, galinhas, peixes, coelhos...)? Todos merecem viver sem sofrimento.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...