domingo, 17 de maio de 2009

Ser vegetariano ajuda a construir um mundo mais justo


      O que vou escrever não é novidade, já foi dito, mas gostei e repito: eu não acredito em religiões que digam que os animais foram feitos para servir ao homem, isso é uma mentira, os animais tem os mesmos direitos de viver sem dor e sem sofrimento que nós humanos temos.
      Nem todos têm a capacidade de se colocar no lugar do outro. Se tivessem, veriam que impregnado naquele pedaço de carne que comem existe muito sofrimento causado não somente na hora do abate, mas durante todo o confinamento de uma vida sem liberdade.
      Veja o exemplo das galinhas poedeiras nas granjas, fechadas numa minúscula gaiola, com a luz constantemente acesa, sem o direito de dormir, elas são obrigadas a botar ovos dia e noite até morrerem.     Os ovos também são produtos da dor. Outro caso triste é dos bezerrinhos que são retirados da mãe recém nascidos para que eles não tomem o leite ao qual tem todo o direito, porque humanos deverão mamar até a idade adulta. Medicamentos dados para a vaca, mais aquelas máquinas terríveis de tirar o leite causam mastite, com muito pus,que vai junto com o leite que o ser humano vai mamar, mesmo quando há outros substitutos para o leite. Então, o leite também é produto da dor.
      Ser vegetarianos nos possibilita poupar alguns animais e também nos devolve saúde. Tenho fôlego de um gato e nem um simples resfriado sou capaz de ter.
      Pense na possibilidade de ajudar a ter um mundo melhor e mais justo deixando de comer carne e todos os produtos resultantes do sofrimento animal.
      Afinal, se você ama uns (cachorros, gatos, passarinhos...), por que comer outros (vaca, galinhas, peixes, coelhos...)? Todos merecem viver sem sofrimento.

20 comentários:

Alterado disse...

aiaiai Regina , assim vc acaba me levando para o vegetarianismo também ! penso seriamente sobre isto , principalmente em função do dano que a pecuária e as demais culturas de criação de animais para alimentação humana causam ao meio ambiente.

Mas , confesso adoro um churrasco !E além disto tenho dúvidas a respeito da carência de ácido fólico e ferro ao organismo que a abstenção da carne pode causar .
Você faz algum tipo de suplementação alimentar para suprir estas necessidades do nosso organismo ?

Abraços

Regina Bolico disse...

Oi Ricardo!
Depois que aderi ao vegetarianismo a minha alimentação ficou muito rica por causa da variedade. Comecei a pesquisar em sites e livros e comecei a assinar a revista dos vegetarianos. A única coisa que os vegetais não produzem é a vitamina b12, que é produzida por uma bactéria. Fora isso, os vegetais produzem todos os nutrientes que o corpo precisa. Se você deixar de comer carne, mas se tornar ovo-lacto, ou seja, continuar consumindo ovos e leite, nem a vitamina B12 você terá carência porque será produzida por esses alimentos.No meu caso eu faço suplementação dessa vitamina porque não consumo nenhum produto de origem animal.
Um abraço.

ANA CLAUDIA MARINHO disse...

Olá Regina!
Tô passando aqui para lhe deixar o meu abraço e te agradeçer pelo seu trabalho em defesa dos animais e do vegetarianismo também.
Valeu por está seguindo o meu blog.


beijos.

thau.

victor disse...

As vezes penso nisso, mas não consigo esquecer um bom churrasco, desculpe. bj

ARI LOPES disse...

Olá

Excelente postagem.

Convido você a conhecer e participar da REDEBICHOS, uma comunidade NING para amigos e protetores dos animais.
http://redebichos.ning.com

Se puder também veja

http://saudecompleta.blogspot.com/2009/05/vegetarianos-ganham-cada-vez-mais.html

Abraço

Ari

Banco de ideias disse...

Não tenho nada contra ser vegetariano (meu irmão não como produtos de origem animal a mais de 30 anos).
O que realmente me deixa meio contrariado é saber que evoluí carnivoro, meu corpo, meu cerébro e meu paladar pede carne.
A galinha original (a selvagem) deixou de existir a muito tempo, o que temos hoje é um espécime selecionado por milhares de anos com a única finalidade de nos prover de alimento barato. Com o gado acontece a mesma coisa.
Ou alguém em sã consciência acredita que, se não fosse pela necessidade de nos fornecer alimento, existiria hoje, só no Brasil, uma cabeça de gado para cada pessoa?
E o direito dos vegetais ninguém defende, uma alface é viva, não possui consciência mas é viva.
Desculpe-me, estou meio amargo hoje.
humberto

Regina Bolico disse...

Oi Ana Claudia!
Muito obrigada pela visita. Adoro crônicas!
Um abraço.

Regina Bolico disse...

Victor!
Se você deixar de comer carne um ou dois dias por semana você já estará ajudando a você mesmo, ao planeta e aos animais.
Um abraço.

Regina Bolico disse...

Oi Ari!
Li o teu blog e a reportagem sobre vegetarianismo. Já deixei minha resposta lá. Quanto a Redebichos, pretendo participar também e fazer parte desse grupo.
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá! Como faço para que minha família entenda que eu quero ser vegetariano? Tem dois anos que eu não como carne, mas 3 meses atrás eu voltei a comer, só o peixe, nada mais. Mas agora quero largar o peixe, e deixar de lado o semi vegetarianismo. Como faço para convencê-los?

Regina Bolico disse...

Anônimo
Dependendo da tua idade, os pais se preocupam que possa faltar nutrientes e que isso possa afetar o desenvolvimento. É tudo mito, pessoas que adotam o vegetarianismo têm saúde perfeita se souberem equilibrar a alimentação. Mas isso não vale somente para vegetarianos, serve para todo mundo Os nutrientes que se encontra na carne se encontra em muitos alimentos de origem vegetal. Aqui as coisas não foram muito fáceis também, família que adora carne, fui vista como um et, porque não como nada de origem animal.
Tenho certeza que você achará o caminho certo, tranquilize a tua mente e o universo conspirará a teu favor.
Um abração.

Anônimo disse...

Olha, se eu tomar mais leite, comer ovos, e ter uma alimentação mais saudável, eu não terei carência de Vitamina B12? E se minha mãe colocar caldo Knorr na comida eu devo comer? Se eu comer estarei sendo vegetariano? Estou tentando fazer ela mudar os temperos, mas é difícil!

Regina Bolico disse...

Olá você!!!
Tem uma revista muito legal que eu assino, que é a Revista dos vegetarianos. Ela dá umas dicas bem interessantes. Uma vez eu li que uma pessoa pode suprir o que precisa de vitamina B12 com o leite e os ovos. Mas também li que mesmo uma pessoa que come carne pode ter carência dessa vitamina. Caldo de carne desse tipo que você falou não pode, além de tudo possui muito sódio, o que faz mal pra saude de qualquer pessoa.O arroz não deve ter caldo de carne, o feijão não deve ter bacon ou caldo de feijão que contenha carne, enfim, você vai ter que começar a ler os rótulos das embalagens.
Um abraço!

Anônimo disse...

Muito oberigado pela dica! Eu vou assinar a revista! Agora em casa, minha mãe não usa mais ingredientes que tenham carne na minha comida, por exemplo: O caldo knorr! E estou me sentindo muito bem, porque sei que estou sendo amigo dos animais! Agora eui só como na minha casa. Na casa de outras pessoas e em restaurantes eu só como salada! Estou tendo uma atitude certa? Se eu comer só verdura na casa de um amigo ele não iria se importar?

Regina Bolico disse...

Olá!!!
Como tu é ovo-lacto-vegetariano as opções são bem maiores, não precisa comer só salada. Nos restaurantes também tem muitas opções também. Só tem que se ter cuidado com pratos aparentemente vegetariano, como o feijão, que sempre leva uma linguicinha, um bacon. Então, eu sempre pergunto para uma pessoa do restaurante se os pratos que eu estou interessada leva carne ou caldo de carne. Fora isso, com o tempo a gente vai aprendendo a se virar melhor.
Parabéns pela iniciativa, você está poupando vidas e isso não tem preço.
Um abraço!

Anônimo disse...

Você poderia citar para mim marcas que não testam seus produtos em animais?

Anônimo disse...

Olá Regina! Apesar de ser ovo-lacto-vegetariano, não aprovo muito o uso de leite e de ovos. Eu prefiro comer os ovos caipiras, porquê, onde eu compro, as galinhas ficam soltas e não estão sendo tão maltratadas, como nas granjas, onde elas não tem espaço nem para andar. Você poderia me dizer se o leite de soja é saudável como o leite de vaca? Você poderia me indicar como faço manteiga de soja? Obrigado! VEGETARIANO PARA SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!!! POR AMOR AOS ANIMAIS! E SOU CONTRA O USO DO
MEL!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

ebook review truck driver http://audiobooksworld.co.uk/Yukihiro-Ozaki/m135053/ for ebook gratis [url=http://audiobooksworld.co.uk/Septuagintal-Midrash-in-the-Speeches-of-Acts/p227154/]resell sony ebook reader 700[/url] ancient witchcraft ebook pdf

Anônimo disse...

[url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/intagra.htm][img]http://onlinemedistore.com/5.jpg[/img][/url]
board of pharmacy tecnician regulation in state of maryland http://certifiedpharmacy.co.uk/products/toprol-xl.htm bradford pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/actos.htm]osco pharmacy kansas city[/url]
pre pharmacy programs in michigan http://certifiedpharmacy.co.uk/categories/anti-diabetic.htm christopher marshall pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/confido.htm]confido[/url]
humana pharmacy http://certifiedpharmacy.co.uk/categories/anti-fungus.htm pharmacy school admission essay [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/indocin.htm]ralphs pharmacy[/url]
washington state pharmacy assistant license renewal http://certifiedpharmacy.co.uk/categories/anti-allergic-asthma.htm caremark mail pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/cok-n--energy-and-sensory-enhancer-.htm]cok n energy and sensory enhancer [/url]

Anônimo disse...

[url=http://englandpharmacy.co.uk/products/provera.htm][img]http://onlinemedistore.com/2.jpg[/img][/url]
woodbury pharmacy http://englandpharmacy.co.uk/products/generic-imitrex.htm pharmacy and northern ireland [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/cymbalta.htm]asean scholarships singapore pharmacy[/url]
aarow pharmacy conn http://englandpharmacy.co.uk/products/ed-discount-pack-1.htm annual university pharmacy lecture [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/confido.htm]confido[/url]
life extension pharmacy http://englandpharmacy.co.uk/products/kamagra-soft.htm halpern pharmacy manhattan [url=http://englandpharmacy.co.uk/categories/general-health.htm]vigrx plus is in pharmacys[/url]
landmark pharmacy las vegas http://englandpharmacy.co.uk/products/rogaine-5-.htm sunshine pharmacy [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/albendazole.htm]albendazole[/url]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...