sábado, 28 de fevereiro de 2009

Como cuidar bem de seu gatinho



Oi Amigos!
Estou retornando depois de um período de muito estudo, leituras, e acesso a internet praticamente só para fazer pesquisas. Precisei por isso me desligar por uns tempos dos meus dois blogs e de alguns sites porque me envolviam muito. Agora que o trabalho está bem adiantado retomo àquilo que me dá muito prazer, que é escrever sobre animais e meio ambiente.
Quem me conhece sabe que sou louca por animais. Mas gatos, principalmente os feinhos, magrinhos e abandonados são os meus preferidos. Muitos chegaram aqui em casa completamente desnutridos e a assustados, hoje são uns gatões e gatonas lindos e que me dão muita alegria.
Há alguns meses achei na livraria uma publicação chamada Resumão que traz informações sobre vários assuntos. O que eu mais gostei chama-se "Como cuidar bem do seu gato". Fala sobre moradia, exames físicos que os gatos necessitam, nutrição, como e quando alimentar, obesidade sob controle, viagens com seu gato, adeus às pulgas, castração e muitos outros assuntos interessantíssimos.
Uma das coisas que mais chamou a minha atenção é que gato com 8 anos de idade já é considerado "sênior", ou seja, já não é mais nenhuma criancinha. Aqui em casa temos a Teylor que está com essa idade e é uma gata espertíssima. Tenho a impressão que ela adivinha meus pensamentos, principalmente quendo vou dar remédio para vermes ou aplicar o medicamento para combater as pulgas.
Uma das coisas que aprendi é jamais medicar gato por conta própria, quase perdi uma gatinha quando dei um medicamento de humano para ela. Nunca mais fiz essa besteira, ela ficou internada dez dias numa clínica. Sempre peço orientação para o veterinário.
Uma dica bem interessante desta publicação é sobre as bolas de pelos, a escovação deve ser diária a fim de ajudar a eliminar pelos soltos. A maioria dos gatos eliminam as bolas de pelos naturalmente, mas animais nervosos ou submetidos a estresse intenso se lambem demais, aumentando a ingestão de pelos.
Por serem animais muito sensíveis, deve-se evitar usar sprays, desinfetantes, produtos de limpeza ou ceras perto do seu gatinho para não intoxicá-lo.
Em qualquer dúvida quanto a emergência de qualquer situação que envolva seu animalzinho, não hesite: ligue imediatamente para o veterinário.

Fonte de consulta: Resumão - Como cuidar bem do seu gato
Imagem: Ruivinho lindo quando era criança, em 2006.

14 comentários:

Pelirroja disse...

Olá, Regina!

Adorei as dicas felinas! Vou tomar nota para cuidar do meu 'gato laranja'. ;-)

Um ótimo final de semana!
Beijos!

Daniela Figueiredo disse...

Oi, Regina. Bem-vinda de volta! Eu amo gatos, tenho a Brigitte Bardot Figueiredo, uma gata vaquinha. Também prefiro os vira-latas, são mais independentes e espertos, os de raça costumam ser preguiçosos. Minha Brigitte vai fazer 15 anos este ano! Ela está com aqueles tumores nas mamas, mas não sente dor, alíás, ficou mais preguiçosa com a idade. Beijos e tudo de bom.

Regina Bolico disse...

Oi Pelirroja!
Dá um beijão no teu gato Laranja e obrigada pelo comentário!

Regina Bolico disse...

Oi Dani!
Dá us apertões na Brigitte por mim. Ainda não tenho nenhum gatinho tão idoso quanto a tua Brigitte!
Beijo.

irineu xavier cotrim disse...

interessante este blog - gostei de ler e refletir sobre os temas.até fiquei com vontade de comentar uma letra do valter franco. sobre animais.

Regina Bolico disse...

Oi Irineu!
Obrigada pela visita. Esteja à vontade para comentar a letra do Walter Franco.
Um abraço.

Luciano Wieczorek disse...

Parabéns pelo blog !!!!!!!

O bEM viVER disse...

Regina,

Eu não gosot de cabelo de gato, mas acho-os bem fofos.
Tenho um cãozinho, o Deco. é o meu amiguinho.

Bj,

Lena

Luiza disse...

Oi Regina. Amanhã é a Hora do Planeta, as 20h30 tem que apagar as luzes por 1 hora. Você vai fazer? Beijo da Luiza

O CLARO disse...

Regina Bolico, tudo bem?

hahaha...

Descobri tudo! Você está me seguindo!
Tinha que ser você! Que bom!!!!

Há vários meses venho tentando visitar e seguir bons amigos e validá-los homenageando-os nos seus espaços, seus blogues, é claro.

Tenho profunda admiração por você e pelo seu trabalho.

Sou acusado, com muita justiça, de ser um "tagarela digital". Não vou dizer que sou "Compulsivo" porque já temos um muito bom...
Escrevo muito e não canso meus dedos!

Estou visitando cada vez mais os parceiros e tenho verificado que somente OS AMIGOS nos retribuem. Quem bom, né?!

Parabéns pelos pelos rsrs dos animais e pelos blogues de qualidade!
AbraçOClaro

CARLA FABIANE... disse...

amei seu cantinho de amor amiga...
tenho um gatinho que se chama jack, está com 6 ms...
ele é um docinho, super carinhoso e esperto, não tenho muita experiencia com gatinhos mais vi que com vc estou resolvida...
qualquer dúvida eu grito, tá?
tenho tbm uma chochou que fez dois anos ontem... eles se dão super bem, ele acha que é um au au, pois faz tudo que ela faz ...
ele adora tomar banho, acredita?
fico feliz por ver tanto amor aqui...
fque com Deus!
até breve!
bjs e lambeijos

manzas disse...

Num traço de avião, desvendo o teu rosto,
Rosto de nuvem em céu azul, luz do infinito…
Infinito desfasamento de Poalhas em fundo fosco,
Fosco cálice vazio que cala a voz de um grito!

Grito queimado nas cinzas de um cinzeiro,
Cinzeiro apagado de um quarto de hotel perdido…
Perdido por um ardente amor, enamorado por inteiro!
Inteiro o calor de um corço que arde consumido.

Que nesta Páscoa receba muitas bênçãos,
Que esta passagem lhe traga
Muito amor, saúde, paz e esperança…
Por ser uma pessoa especial,
Lhe desejo…

Uma FELIZ PÁSCOA!
Bem-haja!

O eterno abraço…

-MANZAS-

Then & Now disse...

Ola Regina.
Prazer em te conhecer. que bom saber que adoras animais principalmente gatos. Eu adoro gatos e vou ter um em breve que me vao oferecer, vai ser muito engracado tambem porque tenho dois hamsters e eu espero que o gato nao se sirva deles como refeicao. xD
Confesso que me comoveu bastante ver os posts de gatinhos que foram abandonados, pois eles são tão fofos. Infelizmente não posso adoptar nenhum porque não sou do Brasil, sou De Portugal mas estou a viver no Reino Unido. Espero mesmo que consigam doar todos esses gatinhos o mais rápido possível. Obrigada pelas dicas de como cuidar de um gato, eu sei algumas coisas, pois já cheguei a ter em Portugal 11 gatos entre eles bebes e adultos, mas sempre gosto de saber muito mais sobre estes felinos que nos dão tanto carinho. Um beijinho e muitos abraços e uma óptima semana :D

CARLA ROCHA disse...

Parabéns! Seu blog é excelente! Lindas fotos! Bom feriado, semana de luz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...