domingo, 25 de janeiro de 2009

Salvando os passarinhos


ATENÇÃO!

As informações abaixo poderão ser usadas numa EMERGÊNCIA. Porém não elimina a necessidade de levar o passarinho ao veterinário, que só ele poderá dar o diagnóstico correto. Não sou autora do texto, mas o acho extraordinário para conscientizar as pessoas, por isso coloquei esse post com todas essas informações preciosas, mas não sou especialista no assunto, não sou veterinária, então não tenho condições de dar um diagnóstico sobre os passarinhos que os amigos e amigas venham a salvar. Por favor, procurem ajuda especializada.

No facebook tem uma página especializada em pássaros. Tire suas dúvidas perguntando para especialista sobe o caso,  com foto nesse endereço https://www.facebook.com/refugio.de.aves.pajaros.caidos?fref=ts

Dicas preciosas para proteger os nossos amigos pássaros

Embrulhe os chicletes antes de jogar fora

Atraídos pelo cheiro adocicado e pelo sabor de fruta, os passarinhos comem restos de chicletes deixados irresponsavelmente em qualquer lugar.Ao sentirem o chiclete grudando em seu bico, tentam, desesperados, retirá-lo com os pés., e aí acontece o pior: acabam sufocados.Por favor, embrulhe o chiclete num pedaço de papel e jogue-o no lixo.

Fios de cabelo são um perigo

Eles prendem as aves nos galhos das árvores,
impedindo-as de voar e se alimentar. Elas ou
morrem à míngua ou perdem partes da pata
para se livrarem.
Nunca jogue fios de cabelo nas ruas.

Nunca use jornais em nenhuma gaiola: Sempre papel de escritório (xerox, folhas de apostilas, folhas de cadernos, etc... etc..), pois o jornal é extremamente nocivo ao aparelho respiratório de qualquer SER VIVO. O problema é a tinta (que contem CHUMBO) e o pó que sai do jornal.

Coloque uma vasilha com terra: a vasilha deve ser trocada 1 vez na semana, no mínimo. Coloque também alguns verdinhos.

Sempre que encontrar uma ave, verifique:

*Bumbum: Veja se não tem coco grudado, fechando o orifício anal, impossibilitando a saída das fezes. Se isso acontecer, coloque a bundinha da ave em uma aguinha levemente morna, espere um pouquinho e retire com cotonete. Depois, seque com um papel toalha ou guardanapo de papel SEM ESFREGAR e coloque HIPOGLOS.
*Interior da boca: Veja se está tudo rosadinho e se não tem nenhuma coisa branca presa na garganta. Se isso acontecer, não tente retirar de qualquer jeito, pois como é uma região muito vascularizada, corre o risco da ave se esvair em sangue.
*Falha de penas na cabeça: Faltando penas numa determinada região = passe HIPOGLOS (é uma espécie de fungo que dá nas penas e isso desaparece com o uso dessa pomada).
*Asas: Abra as asas com MUITO CUIDADO, pois pode estar quebrada. Normalmente, quando a asa está quebrada, ela é mais baixa que a outra. Se a quebradura for recente (dá para notar pela TRISTEZA da ave, pelos movimentos, etc.) dê uma gota de ARNICA LÍQUIDA no bebedouro. Não pode ser mais do que 1 gota, pois contem álcool. No local da quebradura, passe ARNICA POMADA. Normalmente, não voam mais depois disso. Mas... vivem bem.
*Axila e virilha: Esses dois locais as vezes sofrem arranhões de gatos que tentam pagá-las. Outra coisa é antena de carro, quando elas estão voando. Nesses dois casos, tem que IMOBILIZAR. Coloca CYRTOPODIUM no ferimento, enrola a ave em um paninho e deixa quieta. Elas não gostam, mas é uma forma de cicatrizar.

Em todos os casos de feridas: Recomendo que a gaiola fique forrada com pano, evitando assim que escorreguem no papel do fundo da gaiola, causando mais danos ao ferimento. Afinal, elas estão acostumadas a caminhar em troncos de árvores ou na terra. Sacos brancos que se usa para fazer pano de prato são ótimos. Não é bom usar nada felpudo, pois podem prender as unhas.

Bebês que caem do ninho

Tudo que se precisa é de UM PALITO, UMA BANANA, UMA COLHERINHA DE CAFÉ com água e TORY.

*NUNCA coloque a ave de barriga para cima para alimentá-la. Mantenha sempre na posição normal, igual a você sentada e comendo. Eles se engasgam muito facilmente.

*Pegue o filhote, coloque num paninho e deixe somente a cabeça de fora. É uma forma dele ficar quieto.

*Pegue um palito, morda a ponta para não ficar dura. Passe o palito na banana, pois assim a ração irá grudar no palito.

*Pegue a cabeça do filhote por cima e segure-a. Com a ponta do palito mordida force LEVEMENTE a abertura do bico pela lateral do bico. Quando conseguir abrir, segure-o aberto (NÃO APERTE para não quebrar) e cuide para não tapar o nariz. Passe rapidamente o palito na banana e logo em seguida na ração e coloque na boca do filhote. Solte o bico. Na terceira ou quarta vez, será mais fácil, pois eles facilitam a abertura do bico, graças a fome.

*Dessa ração TORY, eles comem mais as bolinhas amarelinhas, que é o PAINÇO e umas pretinhas.

*Para dar água, pegue a colherinha com água e OFEREÇA, colocando o bico imerso na colher, SEM LEVANTAR O BICO. A colher fica paralela ao bico. A água entra pelas laterais do bico, eles sentem que é água e bebem sozinhos!

*Isso se faz de 2 em duas horas, mas... NÃO se deixa um pote com comida e outro BEM RASINHO com água, pois como são nenês, eles podem cair no pote de água e morrer afogado.

Mitos sobre pombos
Por: Fátima Borges Pereira – Artista Plástica, Poetisa, Professora de Teatro Infantil e Português.
Então, se formos falar das doenças “supostamente” transmitidas pelos pombos ou aves, seremos obrigados a expor ao ridículo os medos e os preconceitos referentes aos pombos. Pois, de tudo o que são acusados, ou é MITO ou PURO PRECONCEITO por falta de informações corretas. A saber:


A “DOENÇA DO POMBO” não existe;

A “TOXOPLASMOSE ADQUIRIDA DIRETAMENTE DO POMBO” é impossível de acontecer, já que o parasita no pombo não desenvolve o ciclo vital e reprodutivo, condição indispensável para se tornar infeccioso ao ser humano. E, além disso, sabe-se que a principal causa da toxoplasmose é a ingestão de verduras mal lavadas e carnes contaminadas mal passadas. Infelizmente, você não vai saber se estão ou não contaminadas, pois a aparência não modifica;

A “Salmonelose” é uma bactéria encontrada até num ovo de galinha, que você pode estar comendo sem saber, e, é praticamente sinônimo de comida estragada;

A “Tuberculose aviária” difere-se da tuberculose humana e bovina. Comum a todas as aves, sua bactéria pode ser encontrada no solo, na serragem, nas ostras, nas minhocas e até no leite fresco. Embora o homem seja bastante resistente ao bacilo, suas principais fontes de contágio são a carne mal cozida e leite mal fervido;

Os “Piolhos de pombo” são ácaros encontrados também em outras aves silvestres, específico das penas, mesmo que “eventualmente” passem para as pessoas que toquem em aves infectadas, não sobrevivem mais que algumas horas, ou seja, morrem de fome!!! Faltam penas ao homem para que possam alimentar os piolhos;

“Histoplasmose e a criptococose” são doenças transmitidas por fungos que se desenvolvem em dejetos, são originários também das fezes humanas, de outros animais, do solo orgânico e até de frutas podres. Esses fungos, não resistem ao sol e às altas temperaturas do nosso clima. As condições ideais para seu desenvolvimento são os ambientes fechados e com grande acúmulo de matéria orgânica.

Fonte: PEA - Aves (Pombos e Rolinhas) Por Iracema Blando Hochman

88 comentários:

.ana disse...

oi oi!
mt interessante o que escreveste, gostei muito do blog! tb sou apaixonada por animais...
acompanharei-a!
=)

:***

Regina Bolico disse...

Oi Ana!
Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Adoro animais, como você, e fico feliz se puder contribuir um pouquinho para o bem estar deles.
Um grande abraço.

Casa de Boneca disse...

Seu blog foi indicado ao Premio Dardos. Entre no meu blog e confira e pegue o seu. Parabéns e obrigada.

Mary Miranda disse...

Olá, Regina!
Uma vez salvei uma rolinha de linha de pipa.
A pobrezinha estava c/ a asa quebrada e eu a mantive dentro da minha casa, alimentando-a como um bebezinho.
Três dias depois ela foi embora sozinha, mas foi bem de saúde!
Inclusive aqui no meu bairro, o pessoal adora caçar passarinho, e como temos uma mangueira, os sanhaços fazem seus ninhos aqui.
Dá raiva porque a molecada quer logo carregar os bichinhos!
E será que cuidariam direito, se deixássemos levá-los?
Acho meio difícil...
Amiga, um abração!
Mary.

CARLA ROCHA disse...

Cada vez melhor esse blog, hein? Selinho pra você lá no blog! Grande abraço!

Regina Bolico disse...

Casa de Boneca!
Muito obrigada pela visita e pelo prêmio.
Mary!
Antes de saber dessas dicas vários passarinhos caíram de seus ninhos e não sobreviviam. Agora sei o que fazer com essas dicas.
Parabéns pelo salvamento da rolinha. Também fico furiosa quando vejo os meninos querendo caçar passarinhos.
Um abraço.
Carla!
Obrigada pela visita e pelo selinho.
Um abraço.

**Daya** disse...

ADorei seu blog,muito bom...È isso ai,ultimamente meu cachorro tá sendo muito mais digno de carinho e amor do que muitas pessoas por ai que vemos no nosso dia a dia,adoro animais também.

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil! - disse...

VejaBlog
Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
http://www.vejablog.com.br

Parabéns pelo seu Blog!!!

Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item: Blog

http://www.vejablog.com.br/blog

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Pegue nosso selo em:
http://www.vejablog.com.br/selo


Um forte abraço,
Dário Dutra

http://www.vejablog.com.br
....................................................................

Cleisson disse...

Seu blog é ótimo Regina
Eu procuro na internet sempre conteúdos educativos e interessantes por isso seu blog sempre está entre meus favoritos
Parabéns.
Abraço!!!!

**Daya** disse...

Tenhoo um selo pra vc no meu blog ;D
Da uma passadinha la e pega tá?

Daya

Silvia disse...

Oi Regina! cheguei aqui pelo "veja blog", e adorei as dicas para cuidar dos pássaros. Em minha casa, sempre entrava um beija-flor perdidinho, e tínhamos que ajudá-lo a sair! hehehe
Este ano, entrou um outro passarinho aqui (acredito que era um bacurau, pelas pintinhas e bico), mas como tenho agora três gatos, entrei em desespero para salvar o bichinho! deu tudo certo, consegui pegá-lo com um paninho :)
Bjo! e parabéns novamente.

Cleisson disse...

Regina
recebi um selo e quero compartilha-lo com os melhores blogs que conheço e é claro o seu não pode ficar de fora. Eu acho o Amor aos Animais o blog com coteúdo dos mais importantes da internet pois consegue concientizar muita gente.
Agora fale umpouco mais de você.
http://garotodoespaco.blogspot.com/2009/02/6-coisas-6-links.html

OLIVACI JÚNIOR disse...

masque suas gomas de mascar mas não vamos silenciar os pobres passarinhos.

Regina Bolico disse...

Oi Cleisson!
Obrigada pelo elogio, é sempre bom ouvir palavras de incentivo. Muito obrigada pelo selinho.
Um grande abraço.

Regina Bolico disse...

Oi Daia!
Obrigada pela visita e pelo selinho. Volte sempre!
Beijo.

Regina Bolico disse...

Oi Silvia!
Fico muito feliz que tenha gostado das dicas. Eu mesma aprendi muito com elas, também estro em pânico com os passarinhos quando caem do ninho, é difícil escapar dos meus gatos.
Um abraço e obrigada pela visita.

Regina Bolico disse...

Oi Olivaci!
Obrigada pela visita e pelo comentário. Quem diria que o chiclete pudesse fazer mal aos passarinhos!Ninguém tem idéia de quanto isso é prejudicial ao passarinho.
Um abraço.

Vic disse...

Oi Regina,

Coloquei um Selo pra você no blog.
http://adoteumanjo.blogspot.com

Boa semana!

Abraços,
Vic

"Antonio" disse...

Muito legal seu blog sobre oa animais parabéns Antonio
http://oblogdasnoticias.blogspot.com/

http://curiosidadesdoplantaterra.blogs.sapo.pt/ ;)

lelé disse...

prezada amiga. lindos os textos, linda a teoria, qu também é a minha. ficou, porém, uma dúvida, ou melhor, duas: vc é favorável à criaçãod de aves em cativeiro? foi o que me pareceu, em algum momento em tudo que li. e outra: porque vc só se refere aos gatos. amo os felinos, respeito, não crio nenhum, embora tenha adotado um cãozinho abandonado e muito mal tratado.faço campanha para que as pessoas não comprem animais, adote-os. sabemos ue exietem inúmeras pessoas que, não gostando de trabalhar ou, mesmo tendo sua renda, almejam aumentar seus rendimento às custas de fêmeas sacrificadas, pois, a cada cio, tem que dar cria para que esses seres sem luz possam aumentar seu dinheiro. na maioria, são ca~es. gatos, poucos. ademais, os cachorros são muito mais dependentes de nós que os felinos. mais safos por natureza, mais agéis, sobem em árvores, enfim, sbem se defender melhor.e nem precisam que levemos eles para passear, como os cães. de qq modo, gostei do seu blog. deixo aqui meu comentário e um abraço.

Recreio disse...

Holá Regina,
Adorei seu post!!
Sem dúvida sempre encontraremos opiniões distintas das nossas mas acredito que informação independente de que se a aplicariamos ou não devemos saber.
A casos em que somos obrigados a cuidar de animais que deverão ficar em cativeiro por estarem incapacitados de poder sobreviver em liberdade. Nestes casos a situação obriga que cuidemos assim mesmo destes animais, este meu comentário evidentemente poderá ajudar a esclarecer a dúvida ou afirmação da Lelê no post anterior. Na acredito que a Regina seja a favor do cativeiro de aves sadías.
Meu abração

Michele disse...

regina a gatinha do annes dias ja ta em tabalho de parto axo que hoje ela pari jah abraço mixi

vida loka disse...

oi meu nome e bruno e tenho um sabiazinho que foi tentar voar do nihno que eles fizeran aqui em casa
mas e caiu tanbem tem 1 passarinho preto que tanbem estava no ninho junto com ele q tanbem caiu
os 2 sao filhotes
eu queria saber como eu faço para cuidar deles?
e
que outro passrinho preto e aquele?

Alessandra disse...

Julia,Livia e Ale (mãe da Juju e da Lili)
i! Minhas filhas acharam um passarinho e procuramos por dicas para cuidar dele, ele é bem filhote, deve ter caido do ninho, lemos as suas dicas e iremos seguir, espero que consigamos salva-lo. Muito obrigada pelo seu carinho para com os animais.Beijos e que Papai do Céu te abençoe.

Bambi disse...

Não há perigo em aplicar Hipoglos em bichos? Já foi feito testes a respeito, que comprovem que não? Grato por responder!
Ps: Pergunta com interesse de não promover riscos ao animal!

tauan disse...

encontrei um ninho na mangueira da minha casa dentro dele tinha 3 filhotes de passaros sem pena ainda muito novos um nico por mais estranho que pareca atacou o ninho nao sei por que um passaro morreu dias depois cuidei dos outros dois quesobraram ja ontem morreu o outro o que eu faço para oque sobou nao morrer?tirei o niho do lugar que para o nico nao encotrar o ninho e matar o que sobrou tds os dias a mae vemprcurar osfilhotes na mangueira maiscomoeu tirei ela nao os acha oque eu faço pra chamar a atençao dela?coloquei o ninho no lugar quetava mais a mae nao vem mais nao sei o que eu faço do comida e agua mais nao sei se ta certo tenho 12 anos e tenho um grande amor por animais pf me ajude quero muito que o ultima pssaro viva

Regina Bolico disse...

alvar passarinhos é muito delicado. Recebi essa matéria de um amigo e publiquei-a na tentativa de ajudar, mas ainda não consegui salvar nenhum bichinho que tenha caído do ninho. Se vocês conseguirem, por favor me avisem.
Tauan e tantos outros amigos que escreveram pedindo ajuda, muito obrigada pelos comentários, tive poucos resultados positivos, principalmente quando se trata de filhotinhos.
O que consegui foi tirar passarinhos vivos da boca do meu gato, deixei-o numa gaiola preso até se acalmar e aí sim soltei-o.
Também fico muito impotente quando morrem nas minhas mãos, falta às vezes conhecimento para fazer mais.
Um abraço a todos!

Anônimo disse...

Oi, gostei do seu blog. Preciso de ajuda, achei um passarinho, acho que um pardal, poucos dias devida. to alimentando ele com aveia e leite.Será q pode?

Anônimo disse...

Oi, queria tirar um dúvida. A semanas atrás encontrei uma rolinha, que, por certo deve ter caído do ninho. Agora ela está fechando e abrindo a boca, direto, como se estivesse sufocada! O que eu faço?

Cristiane disse...

Oi
Minha prima achou um ninho de bem te vi preso no ar condicionado dela e troxe para minha casa tem 4 filhotes a uma semana estou alimentando eles com papinha de filhote dou na seringa so que tem um que esta bem fraquinho é bem menor e quase não come abro delicadamente o biquinho e dou o alimento e como os outros são maiores ja estao bricando pisam nele estao eu deixei ele numa caixinha separada bem aquecidinho mas o que posso fazer? me falaram que dar melaço de cana é bom tambem um pouquinho que é energetico

monica disse...

Encontrei um filhote de corvo nao tem as asas partidas mas esta muito fraco ja tentei dar lhe bocadinho de carne ele aceitou mas nao sei como fazer pois ele perde o equilibrio facilmente o que devo fazer?

Mariana Perpetuo Braga disse...

Um passarinho caiu do ninho e eu fiz de tudo para a mãe dele pegar ele mas parece que ela não ligou dele ter caido, pois no dia anterior caiu um que tinha menas pena que este e ela ficou doida procurando ele na varanda mas nao sei como ela nao pegou ele de volta.
Mas esse ela nao ligou desse outro ter caido; o primeiro que caiu morreu e o segundo eu to cuidando, mas trabalho 5 horas por dia e ninguem na minha casa que cuidar dele porque tem nojo e hoje de manha ele nao quiz comer; to morrendo de dó porque ele deve estar com fome.
SOCORRO!
O QUE EU FAÇO?
SE EU DEIXAR A COMIDA PERTO DELE ELE COME?
AGUARDO RESPOSTA!
MEU IMAIL - mariperpetuob@hotmail.com

Amaru lima cintra disse...

Oi meu nome é amaru, sou de cuiabá, um passarinho caiu do ninho em frente a minha casa, eu o peguei e estou cuidando dele ha mais ou menos 5 dias, esta cada vez mais forte e saldavel, foi sorte ele nao ter sofrido nenhum trauma,se nao fosse este blog ele nao estaria vivo OBRIGADO

Anônimo disse...

Ola por favor leiam isso...
Eu encontre um filhote de passarinho no chão da garagem.
Eu peguei ele pois não achei nenhum ninho ao redor, Ele morreria ali.
Então eu acho que é um filhote de Pardal pois onde moro ha muitos.
E ele é muito novinho nem abriu os olhos ainda....
E eu estou dando papinha pra ele e agua assim como diz aqui no bloog.
Mais eu quero saber mais sobre o mesmo, pois quero cuidar até poder solta-lo.
E ele esta com a barriga muito grande não sei se isso é normal, Mais eu fico com medo de dar comida porque parece que não cabe mais nada.
por favor entrem em contato pelo msn ou pelo meu email que são o mesmo indereço.
thi-tiago@hotmail.com
Obrigado

Jaqueline disse...

Regina, será que pode me ajudar,
achei uma rolinha com a asa quebrada, oq devo fazer, ela não está querendo comer,e nem beber agua? ela pode se recuperar da asa? pode voltar a voar? fica caída.
Desde já te agradeço,

Att
Jaqueline
jaquelineamericar@gmail.com

Anônimo disse...

ola boa tarde, eu tenho criaçoes de canarios e nasceume um passarinho mas a mae nao o alimenta eu gostaria de saber o que fazer ele é muito pequenino e ainda nem tem penas, ando-o alimentar com papa amarela para canarios mas nao sei se é o mais correto dar,e doulhe agua com um conta gotas. Gostaria de mais informaçoes.
por favor contacte-me afr_144@hotmail.com

Nanda Bacellar disse...

Oi Boa tarde, hj caiu um passarinho do ninho mas eh aquele passarinho popular, esqueci o nome, enfim... outros passarinhos começaram a voar por perto como se quisesse buscar o filhote, mas eh muitoooooo alto e nao pude colocar ele de volta, e como rodeia uns gatos por aki eu resolvi pega-lo e coloca-lo numa caixa de sapato. Ja dei arroz mastigado, maça mastigada, o sumo da laranja e ja dei agua tmb, ele tava bem fraquinho mas ja tem mais disposto tentando ate voar rsrs, mas nao consegue, agora os passarinhos voltaram a procurar ele e tem horas q ficam muiiiiiitos em minha casa, o q devo fazer? cuidar dele ate ele conseguir voar? pq nao qro criar so nao qro deixar ele sozinho e acabar morrendo, se puder me ajuda...bjsssss (Adorei o blog muito legal!!!)

Anônimo disse...

caiu um pardal de um ninho de uma pé deu pau na frente da minha casa e eu tive pena de deixa o coitadinho na rua e gracas as dicas de vcs eu to conseguido cuidar bem dele, muito obrigado pelas dicas :)

tatiane cassel disse...

olá regina eu queria agradecer por sua ajuda pois com ela consegui salvar 2 filhotes que cairam do ninho fiz oque voce disse cuidei deles e os soltei para voar e hoje eles vivem bem!!!!obrigado

esculturas.festas disse...

Meu filho achou um filhote de andorinha, estamos 4 dias com ele, alimentando ele varias vezes no dia, sempre que ele dá um escandalo que quer comida..rsrsrs mais hj suas penas da cauda cairam todas, suas asas estam com penas sua cabeça trocando de penugem para um pena menorzinha, tem penugem caindo, mais estou preocupada por essa queda das penas da cauda. Não colocamos no ninho pios o mesmo caiu tb. Será troca de penas ou uma doença e se for doença fico preocupada se pode passar para o meu filho de 7 anos. Aguardo um comentario de vcs, su blog é muito informativo.

Silmara disse...

Oi.. boa tarde...
em dezembro encontrei um filhote de pardal e tentei cuidar dele por um dia, mas ele nao resistiu.. logo que ele morreu eu percebi que não foi por mal cidado mas sim por tinham 8 bichos (de berne) enormes dentro dele.. mesmo assim fiquei frustrado por não ter percebido isso antes.. hj (menos de um mes depois) encontrei ou filhote... ele tinha penas e estava voando baixo... deixei ele num lugar seguro longe de outros animais para nao pega-lo, mas conforme foi passando a manha, notei que ele começou a se contorcer... dei um pouco de agua e um bolinha pequenininha de mingau de fuba (mas deixei bem molhadinha)... mesmo assim ele nao resistiu e acabou morrendo... isso me deixou ainda mais frustrada, pois acho q nunca serei capaz de ajudar um bixinho tao pequenininho.. o q eu fiz de errado para ele ter morrido?? sera q o fato de eu ter pego ele nas maos para alimenta-lo pode ter causado algum ataque cardiaco nele... depois q ele morreu, coloquei ele no muro e pra minha surpresa um pardal adulto parou ao lado dele e ficou bicando ele e pulando em cima dele... parecia querer acorda-lo... não acredito que isso aconteceu de novo.. me ajudem por favor.

Anônimo disse...

Boa noite, tenho uma pergunta meio urgente, o meu gato pegou um pardal filhote, consegui pegar o bichinho, porem acho que a asa esta quebrada, estou deixando ele junto com filhotes de calopsitas que tenho, eles se dao bem, eu batendo rifocina na asa e alimentando, ele irá se recuperar?

Sabrina disse...

oi oi
meu gato pegou um passarinho e quando ele chegou em casa ele amostra a minha mae o q pegou entao ela soltou da boca dele e pegou e eu comecei a alisar a barriga dela nao sei si fiz certo mas depois eu li esse blog coloquei ele num paninho e de minutos em minutos ele si levanta da uns pulinhos e para ele novinho, ele fica respirando muito rápido e os pelos vao subiin parecendo que ele ta inxado e nao sei mas o q fazer.

Felipe Lobo disse...

pessoal, tem uma ong argentina (cuidar de filhotes, pássaros machucados e adoção de incapazes) dedicada a isso, onde tem inclusive pessoas gabaritas onde podem ser consultadas em tempo real via facebook.

https://www.facebook.com/refugio.de.aves.pajaros.caidos

http://pajaros-caidos.blogspot.com.ar/

Felipe Lobo disse...

pessoal, tem uma ong argentina (cuidar de filhotes, pássaros machucados e adoção de incapazes) dedicada a isso, onde tem inclusive pessoas gabaritas onde podem ser consultadas em tempo real via facebook.

https://www.facebook.com/refugio.de.aves.pajaros.caidos

http://pajaros-caidos.blogspot.com.ar/

Anônimo disse...

Hoje em dia as pessoas não ligam muito para os outros e nem para si proprio Um gesto de amor hoje em dia é raridade, o mundo pode ser mudado com um toque de amor de cada pessoa Adorei o blog, fiquei imprecionado com sua explicação Meu nome é Carlos Cesar tenho 17 anos, Bom estou em um sitio e achei um filhote de papagaio com a asa machucada, não sei o que fazer. baraunacarlos@hotmail.com

Anônimo disse...

oi boa tarde ,encontrei uma rolinha com cola de ratos sendo q ela estava toda colada mas tive que tirar bastante pena da rolinha sendo que uma das pata ta quebrada mas de tanto ela se esforça pra sair ela acabou rasgando a pata onde ela dobra e esta quase saindo o q devo fazer? sera q ela vai perde a pata ? como cuidar?

Felipe Lobo disse...

olá amigo, se puder leve o mais rápido que puder ao veterinário ou a unidade do CETAS mais próxima de onde vive, tire uma foto e poste nesse espaço no facebook https://www.facebook.com/refugio.de.aves.pajaros.caidos?fref=ts e relate o problema, logo virão voluntários pra te ajudar.

Regina Bolico disse...

Felipe
Venho aqui te agradecer pela dica da ong argentina que cuida de aves e pássaros caídos. Já coloquei entre meus favoritos.
Um abração!!!

Anônimo disse...

nao sei como pode tanta crueldade com os animais.achei um(a)pombo(a) mas nao sei como cuidar dela , vi na internet que tinha amarrar 2 palzinnhos em cada perna dele(a).e isso que eu devo fazer

Felipe Lobo disse...

amigo ou amiga, tire uma foto e publique nesse link explicando a situação. https://www.facebook.com/refugio.de.aves.pajaros.caidos?fref=ts

aqui também tem outro blog que deve te ajudar bastante. http://mis-amigas-las-palomas.blogspot.com.br/p/lesiones.html

mas o que houve, estão com as patinhas oou com as asas quebradas? creio que tenha feito o certo em imobiolizar-las, mas se puder fatacomo se fosse uma "gangorra" como explica o link. boa sorte. és de onde? abraços.

Anônimo disse...

Fiquei fascinada pela matéria sobre os pombos,bom divulgar isso,as pessoas são preconceituosa com os pombos,com isso tudo são muito maltratados!ja fui muito criticada pois quando mais nova recuperava pombos que sofriam maus tratos nas ruas!

Djenane Guimaraes disse...

como disintalar um bentevi ele ta morrendo

Felipe Lobo disse...

Djenane, por favor, entre nessa página https://www.facebook.com/refugio.de.aves.pajaros.caidos?fref=ts urgentemente com foto e relato do caso.

Fatima da Luz disse...

OI! POR FAVOR PRECISO DE AJUDA, ENCONTREI UM FILHOTINHO DE ROLINHA, ESTOU CUIDANDO DELA. ELA TEM UNS 3 MESES,UMA SEMANA ATRÁS ELA FICOU TRISTE, COM AS PENAS ARREPIADAS. DE UMA HORA PRA OUTRA ELA PERDEU OS SENTIDOS DOS PEZINHOS E DO PESCOÇO. NÃO CONSEGUE FICAR EM PÉ. ESTOU DESESPERADA, JÁ PROCUREI UM VETERINÁRIO ELE ME DISSE Q TALVEZ ELA TENHA UMA DOENÇA GRAVE, Q JÁ NASCEU COM ELA. NINGUÉM SABE O Q DEU NELA... PRECISO DE AJUDA URGENTE. NÃO QUERO Q ELA MORRA. QUERO SALVA-LA, MAIS PRA ISSO PRECISO DA AJUDA DE VCS...OBRIGADA FÁTIMA

Felipe Lobo disse...

olá Fátima, desculpa a demora em responder, sabe se está em estado semelhante a esse? http://mis-amigas-las-palomas.blogspot.com.es/2011/07/la-paramixovirosis-1-enlaces-compra-y.html tem tratamento. és de onde? por favor, publique sobe o caso com foto nesse endereço https://www.facebook.com/refugio.de.aves.pajaros.caidos?fref=ts

Obrigado.

Bruno Nogueira disse...

Oi gente, tudo bem? Gostaria muit o de pedir a ajuda de vocês. A 2 anos atrás eu achei uma pombinha machuca nas asas, tratei dela. Mas houve um dia em fazendo o tratamento dela percebi que havia ferimentos por baixo das asas. Levantei as asas dela, e pra minha infelicidade, algo vôou a bateu justamente dentro do meu olho. No dia começou muito, ficou bastante vermelho. Hoje meu olho se encontra com uma listra bem avermelhada no canto do olho, na parte branca. E agora começou a incomodar muito, muito mesmo, como se eu tivesse alguma coisa dentro do olho e quando eu coço o olho ele fica inchado. Gente voces podem me ajuda? Essa semana eu vou ao medico, tô com medo de perde a visão. Alguém tem alguma cousa pra me falar?

Felipe Lobo disse...

olá bruno, admiro o fato de cuidar dessa pombinha, eu ach que nem foi do ferimento, embora isso possa ser possivel transmitir oir qualquer ser vivo, sejam aves, humanos, cães ou gatos, isso se for uma infecção, quant aos seus olhosm eu acredito que tenha se machucado cm algum "ossinho" (cartilagem)da pena que soltou e que tenha batido em seu olho, o ideal é ir ao médico imediatamente e por favor, não fique com o ódio por causa do machucado.

Anônimo disse...

Boa tarde. Salvei um bem te vi adulto das ruas e a asa estava sem várias penas e ele não voava. Hj fazem 60 dias, ele está bem, as asas cresceram não na totalidade mas ainda não voa. Não está quebrado, nada. Demora mesmo? Obrigado e conto com sua ajuda. Ildeujr@bol.com.br

JESSICA disse...

OI, EU SALVEI UMA ROLINHA DE UM ATAQUE DE UM CACHORRO, MAIS ELA ESTA COM UMA ASA MUITO FERIDA E QUEBRADA, O QUE FAÇO E OQUE PASSO NA FERIDA? OBRIGADA

Maria Bióloga disse...

COMO SALVAR UM PÁSSARO QUE SE CHOCA CONTRA UM VIDRO

Quando um pássaro se choca contra uma vidraça, para salvá-lo basta puxar com delicadeza seu pescoço para fora do corpo, pois no momento do choque contra o vidro ele bate o bico, afunda o pescoço e morre sem ar.

Mais cuidado para não puxar com muita força senão poderá arrancar o pescoço dele. Gente é tão simples já salvei vários pássaros que bateram na minha vidraça assim. Ele fica tonto por um tempo e depois voa.

Repassem esta informação e salve mais vidas!

Anônimo disse...

Alguém poderia me ajudar? estou aqui na net procurando um site que me ajude e encontrei esse blog então tenho esperança que alguém me ajude.
uma pomba botou ovinho na minha sacada, e ela está naquela fase de começar abandonar o filhote, ai noite passada a pombinha bebe caiu do ninho e hoje de manha quando fui ver ela estava caida de la, e nao respirava direito, peguei ela com uma luva e coloquei novamente no ninho onde pega sol e ela pode se esquentar.. nao sei o que fazer. ela esta respirando melhor mas da pra ver que esta machucada e sofrendo, o que eu posso fazer? quero que ela melhore ;/

rosangela disse...

Boa tarde! ontem a tardinha uma rolinha filhote caiu do ninho de meu btelhado e é muito alto. a noite consegui dár papinha de fubá com água misturadinho e aguá no algodão. Ele esta vivo, se movimenta bastante, mas treme muito, ai observei q a patinha esta quebrada quase saindo do corpo, não é no meio da pata e por isso não consegui por tala! Ele deve estar com muita dor o q faço? Ele é valente e esta lutando pela vida e eu nada entendo de passarinho!

Larissa disse...

Olá, Boa tarde.

Resgatei um bb de pombo que ainda tinha pelinhos amarelos no corpo.

De comida comprei uma mistura para aves com quirela, aveia e mais uns condimentos e também misturo uma vitamina para passaros que tambem comprei no vet.

Acontece que a Gilda (Nome carinhoso, não sei se é menino ou menina então vai gilda) já está enorme e não consegue comr sozinha, assim que ela me vê fica doida e abre o bico pedindo comida... COMO POSSO ENSINAR ELA A COMER SOZINHA???

Anônimo disse...

Olá encontrei um passarinho do qual não sei a espécie ele recusa-se a comer e está com uma respiração ofegante. o que faço?

LOVE IS ALL FOREVER !!!! disse...

olá meu nome é wendel sou do RJ achei um bemtivi a principio estava tudo bem com ele mas de umas semanas pra ca ele não voa mas e não consegue pisar no poleiro e suas fezes estão espumosas e rolas o que eu devo fazer não gostaria que ele morresse pois peguei maior carinho por ele peço sua ajuda.

wendel.silva1977@bol.com.br
whatsapp 21964427872
me ajude por favor .

Fernanda83 disse...

Oi, uma pombinha caiu do ninho aqui em casa e nós pegamos para cuidar, ela ainda não consegue voar e o pior, as perninhas dela parecem estar quebrada pois ela não consegue andar, hoje nós fomos dar a papinha e as penas da cauda cairão acho que ela não vai viver... T.T

Anônimo disse...

Bom dia tem um pássaro machucado aqui no meu serviço não sei oque fazer tentei alimentá-lo só que esta muito arisco , como posso ajudar liguei em lugar que cuida de de animais só que eles dizem que não pode fazer nada como posso ajudá-lo. josy

Isabel disse...

Por favor estou precisando de ajuda com uma rolinha recem nascida ela estava bem se alimento, mas agora ela está quietinha não se movimenta e fica com o biquinho fechando e abrindo e com a respiração afobada.

Anônimo disse...

ola, tenho um passarinho, ele acabou de cair da gaiola e parece estar bem machucado, meu priminho derrubou ele da parede e ele estava bem alto. Pensei que ele não viveria. O que devo Fazer?

MIKE ATELIÊ disse...

ola, tenho um passarinho, ele acabou de cair da gaiola e parece estar bem machucado, meu priminho derrubou ele da parede e ele estava bem alto. Pensei que ele não viveria. O que devo Fazer?

Jorge Ary Maranhão disse...

Bom dia, parabéns pelo excelente trabalho. Gostaria de uma informação, se alguém puder me orientar, pois estou sempre criando pequenos animais.Estava criando dois patinhos com ração crescimento, ocorre que, logo no primeiro mês o primeiro patinho, após comer a ração, começou a se contorcer e a se debater, e, após alguns minutos morreu. Tempo depois, o outro patinho, após comer a ração, começou a beber muita água e, teve os mesmos sintomas, não conseguia ficar em pé e começou a se contorcer, vomitando e, logo a seguir parou de se debater e morreu. Estranho que a ração sempre foi a mesma de sempre, o que pode ter ocorrido?

emellyn fausto disse...

oiii preciso de uma ajuda urgente, peguei um filhote de pomba caido de um ninho, mas ele esta muito fraco não consegue andar to muito preocupada... e não sei oqque fazer POR FAVOR me ajude

Unknown disse...

Olá, preciso de ajuda! Meu gato pegou um passarinho, mas eu consegui resgatar, mas ele está com o lado de uma das asinhas sangrando. Então passei pomada, o coloquei em uma caixa com furos, com um pote com água e outro com linhaça e arroz. Não sei se fiz certo, não tenho condições pra levá-lo no veterinário e não entendo NADA de pássaros. Quero que ele melhore pra poder solta-lo logo. O que eu faço? Me dá um help!

Anônimo disse...

Olá, bom cinco anos atrás encontrei um papagaio novinho, que havia caído do ninho, criei ele alimentando na boca e enfim, se criou muito bem não havia nenhuma fratura, porem ontem ele foi atacado pelo meu gato (não sei o que aconteceu com o gato pra atacar ele), consegui socorre antes que o gato o matasse, fui olha ele tem em baixo da asa um corte e um pouco acima do pé, ele ta muito estranho imagino que seja porque esteja com dor, e aves já costumam ser frágeis, e esse meu papagaio é mais frágil que o normal, imagino que seja porque criei ele desde novinho... mas enfim, gostaria de saber o que posso fazer para ajudar ele, com os ferimentos causados pelo gato, passei uma pomada que tinha em casa, feita com plantas, ontem havia sangrado um pouco os ferimentos, mas hoje não, porém ele ontem parecia mais normal, "falava", se mexia, ao contrario de hoje, que só fica parada evita se move, se alimenta pouco também... por favor me ajude!

Anônimo disse...

Olá Regina, tem dois meses que encontrei um passarinho no chão, ele era muito bebe, achei que não ia sobreviver, mais esta comigo até hoje super levado. Só que tem algumas partes do corpo dele que não cresce pena, por exemplo: barriga, cabeça e pescoço. Posso passar a Hipoglós na barriguinha dele também? E ele não voa também, acho que nunca vai voar e tem uma perninha deficiente. Mais se alimenta super bem e não para um minuto. Obrigada aguardo suas respostas.

liliane bordados disse...

Olá queria saber o que eu faço com um beija flor com a asinha quebrada? Ele tá machucado estou cuidand a três dias será que vai conseguir voar de novo?

Regina Bolico disse...

Oi Anônimo. Eu fico feliz de você ter salvado o passarinho. Eu não sou veterinária e as informações que coloquei foram retirados de sites na internet. A indicação do hipoglós foi de uma veterinária, então acredito que não tem problema passar em outras partes do corpinho. Um abraço!

Regina Bolico disse...

Oi Liliane! Fico feliz por você ter ajudado o beija-flor. A instruções que publiquei foram escritos por veterinária e eu retirei da internet e publiquei no meu blog para ajudar, Mas eu não sou veterinária e as informações que sei sobre a asinha quebrada são as que estão publicadas no blog. Os passarinhos são muito frágeis, muitas vezes não resistem aos ferimentos e morrem apesar de nossas tentativas de salvá-los. Um abraço!

Felipe Lobo disse...

olá liliane, por favor, me passe ma foto do beija-flor para o meu e-mail lobo-felipe@live.com mas eu acho estranho um beija-flor com a asa quebrada, pode ser que ele ainda não voe ou ainda esteja fraco? o que está dando a ele? eles bebem néctar e comem pequenos insetos, como as mosquinhas de fruta.

Felipe Lobo disse...

Olá Anônimo, se possível pode enviar as fotos dele para o meu e-mail lobo-felipe@live.com pode ser que ele não queira ir embora e gostar de ti, achando que é o pai ou a mãe dele.

Maria de Fátima disse...

Boa tarde,

Então encontrei esse Blog sobre animais e mais especificamente sobre Aves...tenho CALOPSITAS...e pela primeira vez nasceu uma com as perninhas com problemas...não consegue dobrar uma delas que fica retesada e somente dobra quando coloco em minhas mãos...terias alguma sugestão para nos ajudar a tratar dela, já está fortinha e cheia de pena...acho que é um machinho...aguardo seu contato através do meu e-mail mfkgoncalves@bol.com.br - Gratidão!

Regina Bolico disse...

Oi Maria de Fátima!!! Obrigada pela visita! Repassei a tua pergunta ao meu amigo e especialista em passarinhos, o Felipe Lobo. Aguarde que ele logo entrará em contato. Um abraço!

Aline Miranda disse...

Eu peguei um filhote de pardal que caiu do ninho, cuidei dele, alimentei já estava fortinho e aprende do a voar, e uma semana depois ele estava andando na terra e a galinha pegou ele, mas consegui resgata-lo mas desde então ele não anda, ele empurra com as perninhas mas não anda e não consegue se equilibrar. Pelo amor de Deus estou desesperada o que eu posso fazer para ajuda-lo, ele deve estar sentindo muita dor e aonde eu moro não tem veterinários para aves. Me ajudem por misericórdia.
Email: alinemmirandha@gmail.com

Duda Becker disse...

Nossa, copiou tudo do site PEA - Projeto Esperança Animal ...

Regina Bolico disse...

Oi Duda. Quem me mandou há anos atras esse texto foi um amigo chamado Ari Lopes, do blog Saúde Completa. Como ele não havia colocado a fonte de consulta, coloquei como fonte o blog dele. Nunca me coloquei como autora do blog e sempre explico que não é de minha autoria. Também sempre explico que não sou veterinária. Mas achei fantástico esse texto, porque a divulgação de qualquer texto que venha a proteger os animais e orientar as pessoas são extremamente válidos. Obrigada pelo teu puxãozinho de orelha porque foi involuntário não colocar a fonte de consulta correta.

Unknown disse...

Nossa, Duda...e qual o problema de ter sido copiado do site do PEA ? O importante é que trata-se de informações úteis no que se refere aos animais. Isso pra quem os ama e respeita, claro !!
Regina, só ficou faltando orientação sobre uma parte da ave...o pézinho. Falo pq estou com uma pombinha aqui na minha calçada com a garra quebrada e eu não sei o que fazer, não sei como posso ajudar de imediato.
Parabéns pelo blogs e pela simpatia.

Regina Bolico disse...

Oi Unknown!!! Maravilha, você compreendeu bem o espírito da postagem: divulgar, tentar esclarecer. Infelizmente não tenho informação sobre as garras do passarinho, mas tem uma página do face em que tu pode esclarecer as tuas dúvidas porque é feito por pessoas especializadas. Tira a foto do bichinho e escreve qual é o problema.
No facebook tem uma página especializada em pássaros. Tire suas dúvidas perguntando para especialista sobe o caso, com foto nesse endereço https://www.facebook.com/refugio.de.aves.pajaros.caidos?fref=ts
Está em espanhol (é da Argentina, se não me engano), mas qualquer coisa dá para usar o tradutor do google.
Boa sorte e obrigada pela visita e pelo comentário tão gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...