quarta-feira, 30 de julho de 2008

Adeus, minha linda Fefê!


Eu nunca vou te esquecer, minha bebezinha linda. Lembrarei sempre de quando acordava de três em três horas prá te dar mamazinho na seringa e de ti enroscadinha em mim nos dias frios. Os dias ficaram cinzas, volta e meia uma lágrima cai e aquele nó na garganta não se desfaz. O que fazer com tanta saudade?

domingo, 20 de julho de 2008

Selo "Nos une la mistad"


Recebi da Vic, do blog Nossos Amigos Animais, o selo "Nos une a amistad". Muito Obrigada, Vic, pela distinção. Repassarei para cinco blogs assim que for possível.
Um beijo.

domingo, 6 de julho de 2008

Temperaturas normais nas espécies domésticas

Um dos dados mais importantes do exame do estado de saúde de um animal é a tomada de temperatura por meio de um termômetro inserido no reto. O aparelho deve ser cuidadosamente introduzido, às vezes com uso de vaselina, de modo que o depósito de mercúrio fique em contato com a mucosa do intestino (o reto). Como muitos animais oferecem resistência à tomada de temperatura é conveniente que a operação dure pouco tempo, com o emprego de termômetros clínicos que em trinta segundos marcam a temperatura corretamente. É preciso que a coluna do mercúrio seja previamente baixada de pelo menos um grau abaixo da temperatura normal do animal em exame. Para facilitar a colocação, o termômetro deve ser lubrificado com vaselina, óleo ou mesmo água. A introdução jamais deve ser forçada a fim de que o animal não se assuste e quebre o aparelho com movimentos violentos.
Em geral, a temperatura é mais elevada nos indivíduos mais novos ou após um exercício violento, nas horas mais quentes do dia e nas vacas de alta produção leiteira. É mais baixa nos animais muito velhos e nos que se apresentam em estado de coma e de caquexia.


Temperaturas normais nas espécies domésticas
Animal : Temperatura em ºC


Cavalo: 37,5 - 38,5
Potro:37,5 - 39,0
Boi: 38,5 - 39,5
Vaca: 37,5 - 39,5
Bezerro de seis meses: 39,0 - 40,0
Ovelha e Cabra: 39,0 - 40,5
Porco: 38,0 - 40,0
Leitão até 3 meses: 39,5 - 40,1
Cão grande: 37,4 - 39,0
Cão pequeno: 38,0 - 39,0
Gato: 38,0 - 39,0
Galo e galinha: 41,5 - 42,5


A elevação de temperatura acima do normal indica febre, geralmente caracterizada por outras perturbações, como aceleração do pulso, dos movimentos repertórios e calafrios.


Fonte de consulta: pea.org.br
Imagem: internet
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...