sábado, 15 de novembro de 2008

Animais em circo - Por favor, ajudem a acabar com essa barbárie!


Seguindo o apelo feito pelos amigos Antônio Apasolini e Karla Nogueira, lanço o meu pedido para que assinem petição contra animais em circo.
“A idéia de achar graça na visão de animais selvagens coagidos a agir como desajeitados seres humanos, ou a excitação ao ver perigosas feras reduzidas a covardes retraídos por causa de um treinador com chicote em punho é primitiva e medieval. Tal visão de mundo advém do velho conceito de que somos superiores às outras espécies e que temos o direito de manter nosso domínio sobre elas. O primeiro auge desse conceito foi visto durante os massacres no circo romano e, desde então, tem sido mantido vivo através dos ensinamentos religiosos que insistem em colocar o gênero humano acima e apartado de todo o resto da criação.”

Causou comoção, convém lembrar, a crueldade a que foram submetidos três leões, que foram abandonados por um tradicional circo, dentro de uma jaula, em uma praça pública da cidade de Sumaré. Os animais foram encontrados em gravíssimo estado de saúde, como revelou o laudo pericial.

Conforme o documento citado, devido ao estado de inanição, o macho não suportava mais o peso de sua cabeça, apresentando enorme dificuldade para se alimentar. A magreza lhe deixava visível a ossatura; lesões de pele cobriam-lhes várias partes do corpo, sugestivas de queimaduras na testa, prática comum em circos. O animal foi mutilado, pois não possuía garras na pata esquerda; seus caninos superiores foram serrados. Apresentava atrofiamento muscular na coxa, quadril, anca e peito. Uma grande infecção acometeu-lhe a boca e a pata anterior. O animal não era capaz de manter a língua dentro da cavidade oral, apresentando completo relaxamento muscular, indicativo de lesão cerebral. O adiantado grau de desnutrição e de desidratação tornou o felino apático, sem reação a qualquer estímulo. Cerca de vinte dias após terem sido os animais resgatados, o macho veio a óbito.

Irrefutável, deste modo, que não só os animais foram submetidos a terríveis e constantes maus-tratos pelos circenses, mas também expostos à crueldade de serem abandonados em uma situação de confinamento, da qual só poderia decorrer a agonia de uma morte lenta provocada pela privação de água, de alimento e de outros cuidados que devem ser ministrados a animais confinados.

Em foto publicada pelo jornal “Diário Regional”, de 29 de janeiro de 2004, evidencia-se a perversa forma com que os animais são explorados pelos circenses, ao registrar o momento em que a elefanta é forçada a equilibrar-se em um pequeno tambor, onde terá que erguer uma de suas patas. Trata-se de grotesca simulação de equilibrismo, comportamento humano, estranho à sua espécie e ofensivo à sua natureza; indiscutível crueldade que depõe contra a espécie humana e lhe denuncia a arrogância da superioridade que insiste em se arrogar.

Fonte: excerto de representação oferecida por Vanice Teixeira Orlandi, em nome da UIPA, União Internacional Protetora dos Animais, ao Ministério Público do Estado de São Paulo.
APASFA - Associação protetora de animais São Francisco de Assis

18 comentários:

Geografo.Jose.Carlos.Jr disse...

Essa semana passou um debate na TV justamente sobre esse tema. Tinha um Sr. já idoso, acho que dono de circo, que chegou a falar que os animais gostam de se apresentar. É mole!? Tinha que proibir no mundo inteiro. Reduziria bastante o tráfico de animais, inclusive.

Alexandre Brendim disse...

isso é inaceitável..tem que acabar!!!

Infelizmente é um problema que só se resolve com educação e nosso governo não parece estar disposto a investir nisso. Mesmo porque, se investir nunca mais se elege!

Daniela Figueiredo disse...

Oi, Regina:
Recebi a mensagem da Karla e deixei meu voto a favor da proibição dos animais em circo. É lamentável o desrespeito e a falta de sensibilidade em relação aos animais.
Beijos.

joselito bortolotto disse...

Oi

Regina fui lá no site e fiquei com uma dúvida cruel. Por que está todo em inglês?
Só pra saber.

Regina Bolico disse...

Fico impressionada, José Carlos, com a cara de pau e a maldade das pessoas. Com que direito vem dizer que os animais gostam de se apresentar??? Quantas torturas eles têm que passar prá fazer aqueles númeres circenses ridículos. Só mesmo um alienado prá dizer isso...
Um abraço.

Regina Bolico disse...

Oi Alex!
É verdade, tudo se resolve com educação. Algumas coisas que antes eram vistas como naturais (animais em circo, testes com animais), depois de muitos protestos, começaram a mudar. É a visão da gente que tem que mudar e não permitir que injustiças como essas aconteçam e que por muitos anos foi vista com naturalidade.
Um abraço.

Regina Bolico disse...

Oi Dani!
Muito obrigada! Queremos um número muito grande de assinaturas. É realmente lamentável como o ser humano pode ser tão mau em relação aos animais, explorando-os até a morte.
Um abraço.

Regina Bolico disse...

Oi Joselito.
Eu não sei porque é escrito em inglês, mas todas as petições que assinei é nessa língua. Obrigada por ter assinado.
Um abraço.

João disse...

Regina,

Cada vez mais a consciência de que os animais não devem de servir para estas palhaçadas cresce e ainda bem.

É uma falta de respeito pelos animais os usarem por fins comerciais,não existe nenhum objectivo pedagógico nelas,a não ser pura escravatura animal.
E os abandonos que os circos fazem dos animais revelam como eles são explorados...

Abraço Regina,
joao

vocefazobrasil.com disse...

oiii!
Regina,
isso é muita crueldade, não tem condição de cuidadar direito de um animal , nem inventa de pegar para criar.
só deveria adotar um animal quem tivesse amor.
Embora tenha natureza carnivora estou me adaptando com carne de soja que parece não ter diferença alguma, até o bife as fibras são parecidos.
aconselho que tentem.
bjs...bye!!!

Regina Bolico disse...

Oi João!
Não tem explicação para o sofrimento imposto aos animais pelo homem. Enquanto permanecer aquela mentalidade medieval de que "os animais vieram para nos servir", essas coisas terríveis continuarão. Precisamos é divulgar, esclarecer, educar nossas crianças desce cedo a amar e proteger todos os animais.
Um abraço.

Regina Bolico disse...

Oi amiga Você faz o Brasil!
Fui ao teu perfil saber o teu nome e não achei. Realmente, é importantíssimo quando temos um animal cuidar muito bem deles, afinal, são nossa responsabilidade. Que bom que você está deixando de ser vegetariano. Parabéns! Um abraço.

30 e poucos anos. disse...

Sou contra a presença de animais em circos e em qualquer tipo de apresentação ... acho que o homem é muito criativo e pode fazer números de superação e humor sem envolver animais. Veja o exemplo do Cirque du soleil que é um dos melhores que ja vi.

Regina Bolico disse...

Oi Erich! O exemplo que você deu é maravilhoso, com a criatividade dá prá fazer maravilhas sem precisar explorar e maltratar os animais. O Cirque du Soleil é o melhor exemplo.
Um abraço.

Luiza disse...

eu não vou em circo que tem animais.

Regina Bolico disse...

Oi linda Luiza!
Isso mesmo, minha querida amiga, sinal que seus pais são pessoas do bem e te educam para ser uma pessoa excelente, que sabe fazer escolhas. Parabéns!

Anônimo disse...

Tambem sofro com o sofrimento de seres inocentes que nao tem a escolha de estarem em lugares onde sao massacrados,sou contra CIRCO QUE TENHAM ANIMAIS,pois são seres que precisam ser libertados desses CIRCOS DE HORRORES...

TAMBEM SOU BLOGLEIRA,COM O UNICO INTUITO NO MEU BLOGGER E FALR SOBRE ANIMAIS.

WWW.bloggleice@blogspot.com

Anônimo disse...

eu sou a favor de animais em circo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...