terça-feira, 16 de setembro de 2008

Envenenamento de animais

          Sábado, dia 13/08, três cachorros da minha rua foram envenenados. Um deles estava na corrente dentro do pátio da sua casa. Meu gatinho estava com sintoma de envenenamento, corri e chamei o veterinário. Enquanto esperava, tomei as medidas de emergência, uma colher de sopa de água oxigenada 10 volumes foi dada para ele engolir (ela se transforma em água morna no estômago e provoca vômito)e, em seguida, foi dado uma gota de atroveran por quilo de peso do animal. De forma alguma essas medidas substituem o veterinário, mas podem ajudar a salvar a vida do nosso bichinho, já que ele expele parte do veneno com o vômito.  Deu certo, segunda-feira à tardinha meu gatinho foi trazido para casa são e salvo. Infelizmente nada pode ser feito pelos cachorros. Fiquei muito triste, os animais sofrem dores terríveis. Até quando isso vai continuar a acontecer?

P.S -Tenha em casa sempre o medicamento Mercepton, que é o remédio ideal quando suspeitamos de envenenamento e corra para o veterinário!!! Mais informações sobre o medicamento clique aqui.

29 comentários:

Tico Esteves disse...

Oi Regina, tudo bem?

Muito triste essa história. Uma vez perdi um cachorro assim (um companheirão), tinha certeza de quem fez, mas não pude provar (um idiota). Infelizmente não conhecia essas dicas (talvez pudesse ter evitado o pior né?), mas... Vou anotá-las aqui e deixá-las por perto (nunca se sabe né?).

Enfim, parabéns pelas dicas e pelo trabalho por aqui! E muito legal saber que seu gato está bem! Apesar de preferir cachorro. :D

Um abraço!

MaNiNhO disse...

Saudações!

Repassei um Mino para você no seguinte link:
(http://maninhoexpress.com/2008/09/agradecimentos-as-amigas-monika-aninha.html)

Sinta-se à vontade para recebê-lo ou não.

Abraços e um ótimo final de semana para você! _ò/

Regina Bolico disse...

Oi Tico!
O objetivo de publicar esse post foi justamente para a gente saber o que fazer em uma emergência. A maldade humana é muito grande com os bichinhos, seguidamente cachorros e gatos aparecem mortos aqui na minha cidade. Sinto muito pelo teu cachorrinho, já sofri muito pelos meus que perdi, mas essa dica da água oxigenada e do atroveram já ajudou a salvar vidas de bichinhos de amigos que me deram essa informação.
Beijo.

Regina Bolico disse...

Oi Maninho!
Obrigada pelo mimo, vou recebê-lo no teu blog com muito carinho.
Beijo.

Ropiva disse...

Não sabia dessa receita (uma colher de sopa de água oxigenada 10 volumes). Vou guardar para os momentos de desespero. Tenho dois gatos em casa que adotamos de uma ONG. É triste que existam pessoas — se é que podem ser definidos como pessoas — que maltratam seres indefesos e que só fazem o bem. Mais lamentável ainda é saber que não tem leis nem fiscalização que os puna como deveriam.
Parabéns pelo seu blog!

Regina Bolico disse...

Oi Rodrigo!
Já perdi muitos animais envenenados. Depois que aprendi essa dica de usar água oxigenada 10 volumes e depois o atroveram, vi o quanto funciona. Quando o veterinário chegou o meu gatinho já tinha vomitado uma parte do veneno. Claro que essas medidas são de emergência enquanto esperamos o atendimento do veterinário. Concordo contigo, não existem punições para quem maltrata animais (muitas vezes nem para quem maltrata gente). Uma das coisas que precisa ser denunciado também é o maltrato dos cavalos nas carroças.
Um abraço.

Eninha e Pedro Campos disse...

Olá Regina ,
Não conhecia essa dica. É uma dica valiosa para quem tem cães ou outros animais de estimação.
Tenho 4 Labradores felizmente nunca tive caso de envenenamento. Em todo caso vou ter o Atroveran em casa .
Para num caso de primeiros socorros.
Parabéns pelo blog, parabéns pela dica
Pedro

Regina Bolico disse...

Oi Eninha!
Estou passando adiante essa dica porque salvou a vida do meu gatinho. Quantas vezes o atendimento veterinário não pode ser imediato e a gente não sabe o que fazer até que chegue o socorro. São medidas simples que podem fazer a diferença.
Um abraço.

Karla Nogueira disse...

Oi Regina,

essa dica que você deu é maravilhosa. Por questão de espaço só tenho dois gatos, mas na casa dos meus pais em minas, cuidamos de outros animais. Infelizmente, ao longo desses anos, muitos morreram envenenados por chumbinho e não foi possível socorrer a tempo. Vou passar essa dica para a minha mãe, pois será de grande ajuda para os nossos amigos que vivem sendo vítimas da maldade humana. Essas pessoas não sabem (ou simplesmente não ligam) a dor que eles sentem quando ingerem esse tipo de substância. É algo agonizante.

Abraços

Regina Bolico disse...

Oi Karla!
Também já perdi muitos gatos envenenados ao longo dos anos por vizinhos. Gostaria de ter sabido sobre isso há mais tempo, poderia ter salvo outros mais, por isso é necessária a divulgação para que mais pessoas saibam. Isso ajudou a salvar o meu gatinho, que está lindo e saudável. Vale também prá cachorros.
Beijo.

pimenta disse...

JA ESTOU FARTA DE TANTAS MORTES NA CIDADE DE BAEPENDI POR ENVENENAMENTO POR CHUMBINHOS. ESTÃO JOGANDO POR TODA PARTE. TIREI FOTOS, ENVIEI PRA POLICIA, CHAMEI A POLICIA E NADA. FUI AMEAÇADA DE MORTE POR UM DOS ASSASSINOS DE CAES. CHAMEI A REPORTAGEM,MAS DEVIDO A CIDADE SER PEQUENA NEM IMPORTÊNCIA DERAM.
ELES CONTINUAM COLOCANDO CHUMBINHO PRO CAES E ISSO ESTA ME DEIXANDO MUITO IRRITADA. MEUS CAES NÃO FORAM AFETADOS,MAS UMA MAEZINHA QUE ESTAVA COM 13 FILHOTINHOS TEVE UMA MORTE TRISTE. ELA ENTROU NO QUINTAL E AINDA TENTOU DAR DE MAMA PRA ELES. EU FIQUEI COM PENA DOS FILHOTES E TROUXE OS 11 PRA MINHA CASA. TA MUITO TRISTE. TO LUTANDO COM O PREFEITO PRA VER SE ELE FAZ ALGUMA COISA. VOU LUTAR ATÉ O FIM.

Carlos Roberto disse...

meu amigo de 8 anos foi envenenado c chumbinho e faleceu, foi feito BO a policia diz que é crime ambiental inanfiançavel,etc,etc. Mas a nossa justiça tem muitos atalhos, o que mais posso fazer p que esta maldade não fique impune, me ajudem, a raiva dentro de mim
não para de crescer. Carlos R Morilha, email crmorilha46@hotmail.com

Nigredos disse...

Estou com meu cachorro internado, susteita é de envenenamento por chumbinho. Eu não sei como ele irá ficar, estou no aguardo da ligação da veterinária. Acho ótima essas dicas, pois quando ele estava passando mal, tentei procurar algo pela net que pudesse ajudá lo, mas na hora eu estava tão nervosa, que não achei nada. Só li rapidamente que clara de ovo o ajudaria. O que fizemos mesmo foi levá lo ao veterinário.

andexx disse...

O meu gato também foi envenenado dei a água oxigenada pra ele e consegui fazer ele vomitar então ele melhorou, depois de dois meses não tive a mesma sorte hoje dia 20 de março ele amanheceu morto.Infelizmente existem muitas pessoas sem coração que não tem piedade nem pelos animais.

dudu disse...

oi Regina tenho perdido muitos gatos e fica uma pergunta esta receita serve para veneno de rato pois meu visinho da este tipo de veneno e chumbinho também ,e o leite não ajuda ?.agora estou com 2 gatinho e estão entrando no cio é ai que mora o perigo .espero que me ajudes bjos !

Regina Bolico disse...

Amigos!
Eu também me sinto muito impotente, como vocês de muitas vezes não saber o que fazer tamanha a maldade. Já tive gatinhos meus amadas que saíram e não voltaram mais. Minha casa tem grades, mas elas não seguram os gatos.
Dudu!
Acho que serve para veneno de rato. É para fazer numa emergência enquanto espera o veterinário chegar. Outro medicamento muito importante é o Merceptom, que ajuda a neutralizar o efeito do veneno.
Quando os gatinhos vem para casa e você pode tratar é uma coisa. O pior é quando eles se escondem.
Um abraço!

Faty disse...

Quais são os sinais de envenenamento em gatos e se eles não morrem de imediato, como eles ficam depois disso?

Claudia disse...

Muito obrigado pela Dicas três cachorros meus foram envenenados, meu filho ficou desesperado, mas Graças a Deus e as dicas eles tomaram agua oxigenada vomitaram o veneno e pinguei gotas de Atroveram, acreditem em 2 horas já estavam pulando de novo e felizes. MUITO OBRIGADO

Carlos Roberto disse...

Fico feliz por vc ter conseguido salvar seu amigo, eu infelizmente não consegui pois qdo o encontrei já estava duro e inchando, Deus te proteja

Regina Bolico disse...

Faty!
Os sintomas que eu percebi no meu gato é ele ficou muito abatido e com um olhar diferente, parece que as pupilas estavam mais dilatadas. Foi aí que tomei essa providência de emergência, dar a água oxigenada e depois o atroveran.
Um abraço!

Claudia!
Você não pode avaliar a felicidade que fiquei ao saber que teus cachorros foram salvos. Graças a Deus!

Carlos!
Você não pode salvar o teu cachorro porque não teve a oportunidade, já o encontrou morto. Certamente se tivesse tido oportunidade teria feito o possível por ele.
Um abraço!

meriely disse...

minha gatinha amanheceu como se estivesse envenenada mais agora esta tipo encoma nao tenho dinheiro p levala no veterinario e amanha e feriado onde posso leva-la esta fechado estou muito aflita

Regina Bolico disse...

Meriely
Com o meu gatinho deu certo, dei uma colher de sopa de água oxigenada 10 volumes que provocou vômito. Depois dei três gotas de atroveram (ele tinha cerca de três quilos) e chamei o veterinário, pois só ele pode saber ao certo do que se trata. Merceptom também é um remédio receitado pelos veterinários para o caso de envenenamento. Espero poder ter te ajudado, só agora li tua mensagem.
Um abraço!

Paula disse...

oi... gostaria de saber se a agua oxigenada 10 eh a cremosa ou a comum usada em ferimentos? desde ja agradeço... valeu bjus

Daniela disse...

Oi Regina,
queria dizer que toda essa situação é lamentável!
Hoje tenho 23 gatos e desde pequena (quando tinha uns 11 anos) acompanhei a morte sequencial de 7 gatos:1 por dia, todas as manhãs. Foi horrível!!! Não consigo entender que tipo de ser (que não considero humano, pois me ofende) consegue realizar tamanhos atos de crueldade tão friamente!
Bom, após 7 gatos mortos, a matança somente cessou com a realização de um Boletim de Ocorrência (B.O.) e uma ameaça verbal (impulsiva pelo estado emocional de toda a minha família) a todos os vizinhos. Mas depois de 1 ano, a matança continuou. Fazemos o que podemos! Mas a justiça em defesa aos animais parece indiferente e fria em relação a esse assunto. Mesmo a pena é muito "light", e aqui no Brasil, com as tantas remendas da lei podem facilitar ainda mais a não-punição do responsável por tais delitos. Agora mesmo, tem um gato agonizando solitário no meu quintal. Infelizmente não cheguei a tempo. Após poucos minutos, ele conhecerá um outro mundo, bem distante do meu... Mas cheguei a conclusão de que reclamar, reclamar e reclamar dessa deplorável situção não salvará os meus animais que eu amo tanto! Estou farta dessas almas sem coração e dessa lei inerte que não adianta pra muita coisa. Preciso agir. TODOS PRECISAM AGIR!!! Eu serei apenas um ponto de luz no espaço, o qual não ilumina muita coisa, mas se todos se tornassem pontos luminosos, então o mundo se iluminaria, podendo enchergar tudo a sua volta... Essa será a minha atitude. E a "sua", qual vai ser?!

kessia disse...

É revoltante saber que um " ser humano" é capaz de envenenar um animal indefeso.Acredito que alguém de índole tão ruim é capaz de qualquer ato,mesmo que seja com outro ser humano.Definitivamente não confio em quem é capaz de maltratar um animal!

Taís Natal disse...

Meu cachorro .. de vez enquanto soltamos ele na rua .. e esses dias ele apareceu aqui se batendo todo ... Minha avó deu clara de ovo .. jogou na Goela dele ... cortou o efeito e nosso cachorro conseguiu sobreviver graças a Deus!!!

Anônimo disse...

Por favor! Retire essa figura do facebook. Isto é mentira, além colocar a vida de animais em perigo ao comprometer o tratamento a ser feito pelo especialista. Esses não são antídotos para envenenamento e ainda em caso de intoxicação por agente corrosivo, estimular vômito causará lesão gravíssima no sintema digestivo. ATROVERAM não tem essa finalidade, é um composto de agente antiespasmódico e analgésico. O correto é levar o animal imediatamente até um Médico Veterinário, clínica veterinária ou hospital, para que seja identificado o provável agente e feito o uso de medicamento apropriado ou lavagem se for apropriado. Este absurdo vem sendo veículado há anos é só verificar no google. Seriam evitadas mortes se as pessoas tivessem o cuidado em verificar a veracidade daquilo que compartilham. Sou Veterinária, respeito a vida desses seres e por isso preocupo-me em tentar alertar as pessoas. A coisa é simples: se uma criança ou adulto apresentar sinais de intoxicação o que fazer? Levar ao Médico-emergência ou dar água oxigenada com Atroveram? Sei que muitas pessoas querem dicas, mas a indicação de tratamento é feita por profissional de maneira a evitar danos maiores. Precisamos esclarecer as pessoas. Ligue para um veterinário de sua confiança e conte sobre o uso disso... É minha dica

Anônimo disse...

Então eu liguei para um veterinário de confiança e ele mandou eu dar agua oxigenada, minha cachorrinha comeu veneno de rato.

Marcus disse...

o meu morreu hoje. agora. dei a porcaria do mercepton. não ajudou em nada. comprei carvão mas ele já estava morto. tenho mais três. estou em estado de choque, mas a ficha ainda não caiu, o que vai me fazer dormir por hoje. hoje é domingo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...