sábado, 24 de maio de 2008

O mito do gato e a toxoplasmose

         
           Depoimentos de mulheres grávidas que não se desfizeram de seus gatos. Parabéns a elas! Grande parte de obstetras aconselham a fazer isso, utilizando os gatos como únicos vilões da "toxoplasmose".
          "Quem ama gatos sempre tem uma simpatia cúmplice por outros amantes de gatos. É maravilhoso vê-los, observá-los. Entrei nessa há pouco mais de um ano. Nunca tive gatos e um dia inventei essa história, Deus sabe porquê... Hoje sei que são eles quem nos escolhe e que são místicos e minha vida é bem melhor. Troquei de médico recentemente porque engravidei pela segunda vez (tenho uma filha de 6 anos que é louca por eles) e o cara torceu o nariz e disse que era para "me livrar dos gatos"... Minha gata estava prenha e falei isso... acho que quem não se comove com os animais não pode ser sensível ao ponto de trazer bebês ao mundo. Infelizmente os gatinhos - eram 2 - morreram e tive que castrá-la por causa de uma septicemia. Agora meus 3 gatos estão castrados e felizes. (Fabiana Monteiro) "
          "... Quanto a ficar perto dela mesmo grávida, acredito que o que faça mal seja a inveja e o olho grande dos seres humanos, os bichos só tendem a nos fazer bem, tenho mais 3 gatos em casa e dois deles até dormem comigo às vezes, e não tenho toxoplasmose e nenhum tipo de doença (graças a Deus), mas em compensação o que sofro com a ignorância de algumas pessoas, não está no mapa, aliás, eu prefiro ficar perto de bichos do que de muita gente. Na minha gestação anterior meu médico queria que eu largasse um gato que havia pego na rua por causa das doenças, mas eu fiz todos os exames e nunca tive nada única coisa que tive foi uma grande amizade daquele gatinho, ele passava os dias inteiros comigo, ficamos tão ligados que depois perto do bebê nascer, minha mãe ia na minha casa só pra dizer para o meu marido para assim que eu fosse para o hospital ele desse um fim no gato, mas o meu marido respondeu pra ela que ele era a minha única companhia já que a família mesmo eu nunca via, ela ficou quieta e nunca mais tocou no assunto. (Suzana G.)"
          A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário chamado “Toxoplasma Gondii”. Este protozoário pode infectar qualquer animal de sangue quente. A toxoplasmose ocorre em animais de estimação e produção incluindo suínos, caprinos, aves, animais silvestres, cães, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres. Nos bovinos, suínos, cabras, etc. acarreta abortos, nascimento de fetos mal formados causando perdas econômicas.
          O gato está relacionado com a produção e eliminação dos oocistos (ovos) e perpetuação da doença. Ele ingere os cistos que estão nos tecidos dos ratos, lagartixas, pássaros e baratas, e passa a eliminar nas fezes os ovos (oocistos). Estes ovos tem que esporular no meio ambiente antes de se tornarem infectantes; este processo demora de 1 a 5 dias após a excreção, dependendo da temperatura e umidade do meio ambiente.
          Os gatos, após terem se infestado pela primeira vez, desenvolvem imunidade e em uma nova contaminação não eliminam mais os cistos, o que pode durar até 6 anos. Se acredita que só 1% da população felina esteja eliminando os cistos. Os gatos tem o hábito de limpar-se, não deixando restos de fezes pela pelagem, e enterram seus excrementos. A possibilidade de contaminação dos  proprietários é mínima ou inexistente. Acariciar um gato o tê-lo como animal de companhia não representa perigo. Mordidas ou aranhões do gato também não transmitem toxoplasmose.          Qual o papel dos gatos na transmissão da Toxoplasmose? Os felinos são os únicos hospedeiros definitivos da toxoplasmose. Somente eles eliminam cistos contaminantes nas fezes, que são resistentes no meio ambiente. Portanto são responsáveis pela transmissão para os outros animais, que podem ingerir os cistos na água, por exemplo . Os felinos, principalmente os gatos, são os reservatórios naturais da doença e espalham o parasita para muitas outras espécies através dos cistos resistentes eliminados nas fezes. São essas espécies que acabam contaminando outros felinos, normalmente quando lhes servem de alimento.Como os humanos podem pegar Toxoplasmose? 1. ingestão de cistos na carne crua ou mal cozida de animais portadores. É a forma mais comum de contaminação em humanos. 2. ingestão de oocistos (forma resistente do T. gondii) provenientes de fezes de gatos , seja pelo manuseio da caixa de areia, contato com solo ou verduras contaminados pelos oocistos. 3. infecção transplacentária , quando o parasita ataca o feto antes do nascimento, através da placenta, nos casos em que a gestante tem seu primeiro contato com o Toxoplasma. Quando ela já tem anticorpos no início da gestação isso não ocorre, pois não desenvolverá a doença.
          Como vou saber se tenho esse problema? (Sintomas e diagnóstico) A toxoplasmose pode ser facilmente confundida com um resfriado comum ou gripe. Você poderá se sentir cansada, com dores no corpo e apresentar linfonodos inchados. Esses sintomas podem persistir de alguns dias a algumas semanas e a única forma de se obter um diagnóstico definitivo é o exame de sangue.
          Qual é o risco de pegar Toxoplasmose? Quando um ser humano tem seu primeiro contato com agente causador da Toxoplasmose, ele pode desenvolver sintomas semelhantes aos de uma gripe, como dores no corpo, tosse, entre outros. As defesas do organismo costumam ser suficientes para conter o processo, embora pessoas com deficiências imunológicas (portadores de AIDS, por exemplo) possam desenvolver sintomas graves em função dessa infecção. O parasita pode ainda retornar caso a imunidade seja afetada no futuro. Após esta primeira infecção o indivíduo normal ganha imunidade contra a doença. O grande perigo da infecção ocorre quando uma mulher gestante entra em contato com o Toxoplasma pela primeira vez em sua vida e desenvolve a infecção. O feto poderá se infectar e apresentar mal-formações como deficiência visual grave quando nascer, entre outros problemas graves de saúde. Como posso evitar? (Prevenção) Tome as seguintes precauções *cozinhe a carne completamente; *após ter manuseado carne crua, lave bem as mãos, toda a superfície que entrou em contato com o alimento e todos os utensílios utilizados; *lave muito bem as frutas e os vegetais antes de ingeri-los *evite leite cru, não pasteurizado, seja de vaca ou de cabra; *use luvas ao trabalhar no jardim; *use luvas ao trocar a caixa de areia; *troque a areia diariamente.A contaminação no homem acontece principalmente devido ao consumo de leite em natura (sem pasteurização), fundamentalmente de cabra e de vaca, carne de coelho, carne crua ou mal cozida, de boi e principalmente de suíno, salsichas, lingüiças que não são fiscalizadas (aquelas trazidas do interior, feitas artesanalmente e que tanto apreciamos), água contaminada em lugares onde não há saneamento básico, areias e terras contaminadas com fezes de animais doentes. Um teste positivo para toxoplasmose de um gato ou de uma mulher não quer dizer que esteja doente; somente com a repetição após 2 a 4 semanas e aumento deste titulo significa que estão doentes. Um título só significa que provavelmente estejam imunes. Como posso tratar? (Tratamentos) Seu médico poderá prescrever um antibiótico para tratar esta infecção. Em casos muito leves, porém, ele poderá não recomendar nenhum tratamento. Em uma pessoa sadia os sintomas desaparecerão normalmente em poucas semanas.
          Mulheres grávidas devem evitar manipular gatos? A manipulação é segura, porque mesmo que o gato esteja no período de eliminação dos cistos (que dura apenas quinze dias e ocorre apenas uma vez na vida do gato), eles não estarão em sua forma esporulada, ou seja, contaminante. Isso porque é preciso pelo menos 24 horas para que isso aconteça, e os gatos possuem hábitos de higiene muito desenvolvidos, não ficando em contato com suas próprias fezes e limpando-se boa parte do dia. Como a mulher gestante pode se prevenir? Não comendo alimentos crus ou mal-cozidos, usando luvas ao fazer jardinagem (lavando as mãos depois) e deixando de limpar a caixa de areia dos seus gatos. Deve-se limpar cuidadosamente o material que irá entrar em contato com carne crua, como a tábua de cortar carne. A caixa de areia dos gatos precisa ser limpa todos os dias. É bom que a gestante possa saber se já tem ou não anticorpos contra a Toxoplasmose, até para poder regular o grau de atenção para as medidas preventivas. Isso se consegue através de um exame de sangue.
          É preciso se desfazer dos gatos da casa? Não, conviver e manusear gatos é seguro, seguindo as recomendações acima. Qual é o papel dos gatos na transmissão da doença? Como eles se contaminam? Os felinos são os únicos hospedeiros definitivos do Toxoplasma. A reprodução sexuada do se dá em seus intestinos. Após a infecção em um gato, por exemplo, ele irá eliminar cistos (formas resistentes do parasita) nas fezes por um período máximo de quinze dias. Acontece que esses cistos ficam no solo por até mais de um ano e podem contaminar alimentos e ser transportados por moscas, baratas e até minhocas. Os gatos se contaminam geralmente ingerindo carne contaminada, seja servida pelos donos ou ingerindo suas presas, como ratos e pássaros.
          Perguntas mais freqüentes (FAQs) P: Como posso evitar que meu gato seja infectado pelo parasita? R: Não alimente o animal com carne crua ou mal cozida. Os alimentos desidratados ou enlatados não contêm o parasita que causa a doença. Você também pode tentar manter o gato dentro de casa, para evitar que ele venha a ingerir qualquer material infectado. P: Se estou grávida, devo evitar o contato com gatos? A: Se você tem um animal sadio em casa, será apenas suficiente que você tome certas precauções como lavar as mãos após o contato com o gato e usar luvas ao limpar a caixa de areia do animal. P: Se estou grávida, devo evitar o contato com gatos? A: Se você tem um animal sadio em casa, será apenas suficiente que você tome certas precauções como lavar as mãos após o contato com o gato e usar luvas ao limpar a caixa de areia do animal.
Fontes de Pesquisa: Womens Health – UK Dr. Heinz Roland Jakobi

Texto retirado do site: http://www.luzanimal.org/
Imagem: Abby Blank

17 comentários:

Vic disse...

Olá, bom dia!! Belo texto, sempre achei um absurdo isso e não consigo entender.Tenho 04 gatos e 02 filhos.Meus filhos já nasceram com gatos em casa.E nunca tive problema nenhum, aliás de forma alguma eu me abandonaria qualquer um dos meus gatos.
Estou adicionando seu blog nos meus favoritos.

Beijo
Vic

Links & Sites - Seleção dos Melhores Sites do Brasil! - disse...

L i n k s & S i t e s
Seleção dos melhores Sites do Brasil!
http://www.lksites.com

Parabéns pelo seu Blog!!!

Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Sites do País!!! - Só Sites Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item:
" CANAL 3 " => Blog => Letra A

http://www.lksites.com/blog

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Um abraço,
Dário Dutra
- Webmaster -

http://www.lksites.com/
....................................................................

Katita disse...

oi Vic, amei seu comentário....vou esfregar isso na cara do meu namorado..tenho 2 gatas e 1 gato todos castrados mas de 1 ano para cá minha gata resolveu ficar de mau dos outros e não pode nem ouvir falar o nome dos outros que começa a rosnar, tive que colocar ela no meu quarto pois é o único local que ela se sente segura, pois so os outros aparecerem ela sobe em cima do guarda roupa, já fiz de tudo até tratamento com florais mas não tem jeito a Lilica não quer saber mais deles e olha que eles ja viviam juntos há mais de 6 anos...enfim....não é ´por isso que vou deixar de amá-los e já falei para o meu namorado nunca perguntar que eu prefiro os meus bichinhos ou ele....hehehehheh
beijos

Celso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
junior disse...

Parabéns pelo comentário!
É muito comum ouvir pessoas falarem absurdos sobre os gatos, o problema é e sempre será a falta de informação!!
Obrigada!!

Stéfani disse...

Oi adorei o seu blog, tenho uma gata, ela é muito bem cuidado, mas como varias passoas do meu bairro pegaram a toxoplasmose, meus pais querem que eu dÊ a gata a alguem.
Como me apeguei muito a ela nao vou dar ela a ninguem , ainda mais depois dessas informaçoes do seu blog!
Parabens!

Anônimo disse...

Plural de Vilão:

Vilães - que ou reside em vilas;
Vilãos - plebeu, não pertence a nobreza;
Vilões - indigno, abjeto, desprezível, que apresenta seu lado rude.

O correto então para o texto é "vilões", os gatos são apontados como os únicos vilões.

Abraços

Grazita disse...

Oi, recentemente(ontem) descobri que estou com toxoplasmose e acabei descutindo com o médico que disse que eu deveria me livrar da minha Gatinha e eu disse que não e cabou e pronto... Queria saber se tem algum risco para saúde dela já que da minha já estou tratando.

Dalila Gonçalves disse...

Olá Regina, muito interessante seu comentario.
Sou Bióloga e sofro muito com minha familia sobre esse preconceito contra os gatos. Minha máe e portadora da toxoplasmose e depois que descobriu deu suas gatas para uma visinha. Dei aquela aula sobre a doença e forma de contaminaçao, mas como sou daquelas pessoas que amam animais, minha familia disse que eu estava e defendendo os animais, eu cansei de dizer que estavam falando com um profissional mas acreditavam somente no medico que mandou minha mae livrar dos gatos. Fiquei muito triste com a situaçao da minha mae contaminada e de ter que doar as gatas. Gostaria muito que as pessoas entendessem melhor sobre a doença antes de tomarem decisoes erradas.

Grande abtraço e feliz 2012

ah! estou seguindo o blog, o meu e maquiagens, depois faz uma visitinha..
bjim

dalilamakeup.blogspot.com

Lucia disse...

Tenho gatos, ja tive toxoplasmose e fiquei bem mal, muita secreçao pulmonar e linfa alterada...no inicio achei que era so uma gripe forte, mas qdo a linfa se alterou procurei um medico, pois tinha ganglios inchados em toda parte do corpo. mas tratei com homeopatia e minha homoeopata nao me informou q eu devesse me livrar dos gatos, pq a infeccao poderia vir de qq lugar ja q estava fragil pq tinha saido de outra doença. So indicou exames nos gatos. Tratei com nosódio vivos, Toxoplasma Gondi, do dr.Roberto Costa. fiz o tratamento durante quase um ano para garantir. estou muto bem desde então. Fiquei ate mais resistente a resfriados, acho. Abs! Estou gostando muito do site!

Anônimo disse...

windows mobile voice recognition software programming http://buyoem.co.uk/fr/product-35025/SBSH-SafeWallet-2-1 west point bridge software 2006 [url=http://buyoem.co.uk/product-18267/A-Dock-X-1-5-Mac]ge cordless handset skype software[/url] windows mobile and gps software
[url=http://buyoem.co.uk/es/category-200-210/Internet]Internet - Download OEM, Software Sale, OEM Software[/url] best free video ripping software
[url=http://buyoem.co.uk/es/featured-products?page=3][img]http://buyoem.co.uk/image/2.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

bowen software genogram http://buyoem.co.uk/fr/product-16330/MemTest-4-2-Mac servo automation software [url=http://buyoem.co.uk/it/product-36428/Benthic-Software-Golden-6-6-0]siemens alliance software[/url] computer software chocolate
[url=http://buyoem.co.uk/product-37360/VariCAD-2007-2-0]VariCAD 2007 2.0 - Software Store[/url] sipix stylecam camera windows xp software
[url=http://buyoem.co.uk/es/product-37254/Rob-Papen-ConcreteFX-Predator-VSTi-1-0][img]http://buyoem.co.uk/image/8.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

t-mobile sidekick slide pc software http://buysoftwareonline.co.uk/product-35056/SysNucleus-USBTrace-2-6-x64 dvd recording software ranking [url=http://buysoftwareonline.co.uk/it/product-36926/XLineSoft-PHPRunner-6-0]service dispatch software[/url] why evaluate software products
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/de/category-2/Business]Business - Download OEM, Software Sale, OEM Software[/url] bluetooth software freeware
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/fr/product-36588/Microsoft-Windows-7-Ultimate-x64-Swedish][img]http://buyoem.co.uk/image/1.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

[url=http://englandpharmacy.co.uk/products/isoptin.htm][img]http://onlinemedistore.com/1.jpg[/img][/url]
walmart pharmacy rockmart ga http://englandpharmacy.co.uk/products/floxin.htm topic regarding pharmacy [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/viagra.htm]buy ritalin adderall from online pharmacy without prescription[/url]
vips discount reviews acmedicalgroup refill pharmacy http://englandpharmacy.co.uk/products/antabuse.htm usave pharmacy [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/indocin.htm]indocin[/url]
work from home with your own pharmacy http://englandpharmacy.co.uk/products/hytrin.htm pharmacy school searcy ar [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/karela.htm]jennifers pharmacy[/url]
pharmacy choice http://englandpharmacy.co.uk/catalogue/v.htm nj state pharmacy laws [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/sublingual-viagra.htm]sublingual viagra[/url]

Anônimo disse...

dating oscar schmidt auto harp [url=http://freeinternetdating.info/relationships/types-of-personal-relationships]types of personal relationships[/url] dating phoenician coins
dating statics http://freeinternetdating.info/romance/free-movie-harlequin-romance bay area dating service
dating loving online site [url=http://freeinternetdating.info/relationships/trusting-relationships]online usa dating websites[/url] christian dating north dakota

Anônimo disse...

http://prixviagragenerique50mg.net/ viagra prix
http://prezzoviagraitalia.net/ acquistare viagra
http://precioviagraespana.net/ viagra generico

Racib Andrade disse...

Bom dia, deixa eu ver se entendi, o gato só libera os ovos uma vez na vida? então se meus gatos não tem acesso a rua e eu tiver cuidado para eles não se contaminarem, e se eles tiver liberado esse ovos e não aconteceu nada com minha família, então não a mais perigo, é isso mesmo? se for deveria ser melhor esclarecido.Pois parece que o gato é um bicho papão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...